O Tether (USDT) está sob pressão depois que o UST da Terra perdeu sua paridade ao dólar – ele também pode entrar em colapso?

O Tether (USDT) está sob pressão depois que o UST da Terra perdeu sua paridade ao dólar – ele também pode entrar em colapso?

By Motiur Rahman - min. de leitura

Os últimos quatro dias foram bastante agitados no mercado de criptomoedas. As notícias foram dominadas pelo crash do Terra (LUNA) depois que sua stablecoin UST perdeu sua paridade com o dólar americano. Mas parece que o Tether (USDT), a maior stablecoin atrelada ao dólar, também está sentindo a pressão. Aqui estão os pontos principais:

  • Dados recentes mostram que o Tether está enfrentando um aumento de liquidação desencadeado pelo crash das criptomoedas

  • USDT perdeu valor em relação ao dólar em cerca de 4,8% nas últimas 24 horas

  • Este é valor mais baixo do Tether nos últimos 5 anos

Fonte de dados: Tradingview

O Tether (USDT) seguirá a queda do UST?

Tether (USDT) é a maior stablecoin atrelada ao dólar do mundo. Tem um valor de mercado de cerca de US $ 81 bilhões. Pode parecer grande demais para entrar em colapso, mas nada é garantido nas criptomoedas. Depois que o UST da Terra perdeu sua paridade em relação ao dólar, as consequências catastróficas tiveram um enorme impacto sistemático em todo o mercado.

O UST se recuperou um pouco e agora está sendo negociado a 60 centavos de dólar. Mas é muito difícil ignorar os desenvolvimentos recentes. Por exemplo, o crash do UST pode ter prejudicado a confiança dos investidores nas stablecoins atreladas ao dólar, incluindo o Tether. Além disso, o USDT caiu cerca de 4,8% em relação ao dólar.

Em um ponto durante as negociações nas últimas 24 horas, a stablecoin atingiu o nível mais baixo em relação ao dólar em 5 anos. À medida que o mercado continua a cair, é provável que os investidores retirem suas participações em USDT e isso pode ter efeitos maciços na indexação do Tether.

Você deveria se preocupar?

Bem, não é a primeira vez que o mercado de criptomoedas cai. Então, mesmo que haja muita dor em todos os sentidos, uma recuperação virá em breve.

No entanto, os riscos negativos associados ao Tether estão aumentando, e não será uma surpresa se a stablecoin perder sua indexação de 1:1 dólar no curto prazo.