O que tem mantido a estabilidade no preço do Bitcoin?

O que tem mantido a estabilidade no preço do Bitcoin?

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 17 junho 2021

Apesar de toda a volatilidade em torno do preço do Bitcoin, não se pode negar que o preço da principal criptomoeda encontrou um nível de preço que beira a estabilidade $6400 – $6500. Vale destacar que são gerados 12.600 novos Bitcoins por semana, mas mesmo assim a demanda tem mantido a estabilidade do mercado.

Em junho, o valor do Bitcoin se estabilizou em torno dos US $ 6500 e final de agosto foram meses com algumas altas repentinas, mas o nível máximo de preço da primeira criptomoeda se manteve em média de US $ 6400 desde a primeira semana de setembro até o momento segundo o CoinMarketCap.

A pergunta que nos fazemos agora é: De onde está vindo a demanda que está mantendo a estabilidade do preço?

Não é difícil entender o que queremos explicar. Para que o preço do Bitcoin mantenha o atual nível de estabilidade, a oferta semanal de 12.600 novos Bitcoins está sendo absorvida pelo mercado, se não houvesse essa demanda, o valor teria despencado com a grande oferta.

Especialistas acreditam que a entrada de investimento institucional no mercado de criptomoedas é uma clara mensagem da valorização que está pra acontecer especialmente para o Bitcoin.

O lançamento de plataformas relacionadas as criptomoedas, ainda para esse ano, a plataforma ICEBakkt, por exemplo, a aprovação da ETF e a corte federal dos EUA entendendo as criptomoedas como commodities, mostram o que está para acontecer, dinheiro institucional chegando, sendo derramado no mercado de criptomoedas. Vale destacar que mesmo com a alta probabilidade do lançamento de grandes plataforma, a ETF, nada pode ser confirmado ainda.

Cenário

São gerados 1.800 novos Bitcoins diariamente, mais de $11 milhões de dólares,  achar que todo esse dinheiro tem sido acumulado dia após dia pelos mineradores, não é uma maneira inteligente de analisar o mercado, eles os mineradores, têm despesas do próprio processo de mineração para pagarem e eles não podem realmente prever a movimentação de preço no mercado, então é preciso considerar que esses novos Bitcoins são acumulados diariamente por atuais e novos investidores que chegam no mercado.

Segundo relatório do banco Morgan Stanley, o mercado de ações está na iminência de uma grande desvalorização, sendo esse um grande motivo para que investidores institucionais entrem no mercado, escolhendo o Bitcoin para guardar seu capital contra a deflação.

A tecnologia que dá a base para que o Bitcoin exista tem sido testada e revisada por 10 anos e isso o tem mantido na liderança do mercado, já que outras criptomoedas no top 10 já tiveram seus altos e baixos, sendo que a maioria delas pode não ser considerada confiável nos próximos cinco anos. Algumas criptomoedas ainda assustam os investidores, mas o Bitcoin tem uma grande chance de se destacar com os investidores institucionais e elevar o preço do Bitcoin a adoção em massa, tornando-o confiável como o mercado de ações.

Essa foi a melhor resposta que encontramos para explicar a atual situação do mercado.

Guia do Bitcoin