O que é a taxa de hash do Bitcoin? E por que está em uma alta histórica?

O que é a taxa de hash do Bitcoin? E por que está em uma alta histórica?

By Dan Ashmore - min. de leitura
Atualizado 07 agosto 2024

Principais conclusões

  • A taxa de hash do Bitcoin é a quantidade de poder de computação contribuído para a mineração
  • Ela continuou a tomar novos máximos históricos
  • Isso reduz a lucratividade dos mineradores, em um momento em que os custos de eletricidade aumentaram e o preço do Bitcoin caiu
  • No geral, uma alta taxa de hash implica uma rede Bitcoin saudável e mais segura

O mais “alto de todos os tempos” é uma frase que não uso há algum tempo ao cobrir o espaço das criptomoedas. Mas se você olhar, há algo que continua atingindo níveis mais altos, e essa é a taxa de hash do Bitcoin.

A taxa de hash do Bitcoin refere-se à quantidade de poder de computação que está sendo contribuído para a rede por meio da mineração. E como mostra o gráfico abaixo, sua ascensão inexorável durante a pandemia não parece estar diminuindo. Mas o que isso significa e por que está subindo?

O que é a taxa de hash do Bitcoin?

Longe estão os dias em que qualquer um poderia minerar em seu computador pessoal. Hoje, a mineração é dominada por grandes pools de mineração, usando computadores especializados projetados especificamente para essa finalidade.

A prática da mineração na verdade envolve esses computadores resolvendo quebra-cabeças matemáticos complexos. Depois que esse quebra-cabeça é resolvido, o último bloco de transações pode ser validado e anexado ao blockchain, antes que o processo se repita em relação ao próximo bloco e ao próximo quebra-cabeça matemático. Depois que um quebra-cabeça é resolvido e um bloco validado, o minerador responsável por esse trabalho é pago em bitcoins recém-criados.

Isso tudo é muito complicado, mas o que é importante entender é que o Bitcoin é programado para liberar um número específico de Bitcoins ao longo do tempo, com o blockchain codificado de forma que um novo bloco seja adicionado (validado) a cada dez minutos.

Mas, à medida que mais computadores se juntam à rede e a taxa de hash aumenta, esses quebra-cabeças devem ser resolvidos mais rapidamente, o que significa tempo de bloqueio mais rápido e mais bitcoins liberados. Certo? Bem, aqui está a coisa. Um ajuste de dificuldade é codificado no Bitcoin – isso significa que quanto mais poder de computação entrar na rede, mais difícil será resolver esses quebra-cabeças.

Não me pergunte como isso funciona, porque eu nem chego perto de entender o que está sob a carapaça da besta mítica que é o blockchain do Bitcoin, mas o ponto principal é que quanto mais mineradores se juntam, a dificuldade aumenta.

E como o Bitcoin se tornou mais popular (e aumentou de preço), foi exatamente isso que aconteceu. Mais mineradores se juntaram à rede e hoje é um processo altamente avançado. Dez anos atrás, quando existiam poucos mineradores, você e eu poderíamos ter pegado nossos laptops e minerado em um grau razoável.

Por que está em uma alta histórica?

Há uma série de razões pelas quais a taxa de hash continua subindo para novos máximos. Mas o resultado final é que o aumento de mineradores faz com que a taxa de hash suba.

Assim, a questão realmente é por que os mineradores continuam se juntando, quando o preço do Bitcoin está despencando. Existem algumas respostas possíveis aqui.

A primeira é que, durante a corrida de touros da pandemia, o equipamento de mineração era escasso e os preços de itens como chips estavam nas alturas. Muitos mineradores encomendaram novas plataformas de mineração durante a alta, mas só receberam o equipamento recentemente (ou nem receberam ainda).

Além disso, à medida que o preço do Bitcoin caiu, a lucratividade da mineração também diminuiu, uma vez que a receita dos mineradores é denominada em Bitcoin. Novos equipamentos de mineração foram desenvolvidos e estão sendo vendidos por um preço mais baixo do que anteriormente, ajudando a aumentar o número de mineradores.

Uma outra teoria é o The Merge do Ethereum. Isso ocorreu em setembro, quando o Ethereum fez a transição de Proof-of-Work para Proof-of-Stake, o que significa que a mineração na rede cessou. Portanto, alguns desses mineradores de Ethereum desempregados fizeram a transição para a mineração de Bitcoin.

O que significa uma taxa de hash mais alta?

A primeira consequência de uma taxa de hash crescente é obviamente uma pressão maior sobre os mineradores. Maior concorrência e uma taxa de hash mais alta reduzem sua lucratividade, especialmente em um momento em que os custos de eletricidade aumentaram e a receita (Bitcoin) caiu.

A melhor maneira de ver isso é dar uma olhada na ação do preço das ações ao longo de 2022 de algumas das empresas públicas de mineração.

Do lado positivo, a taxa de hash do Bitcoin é considerada uma métrica de segurança para a rede. Quanto maior a taxa de hash, mais segura é a rede, portanto, nesse contexto, o máximo histórico representa uma coisa boa.

É por isso que uma alta taxa de hash geralmente é vista com bons olhos, pois implica uma rede saudável. O único problema é que os mineradores estão sentindo o aperto.