O presidente Biden interrompeu as regras propostas sobre crypto wallet

O presidente Biden interrompeu as regras propostas sobre crypto wallet

By Sam Grant - min. de leitura
Uma imagem de Bitcoins e um cadeado dourado com o fundo da bandeira dos EUA

O presidente Biden congelou todas as regras em processo, incluindo a proposta da Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCEN) que afeta a carteira crypto

Os usuários de criptomoedas vão ficar aliviados após a decisão do presidente Biden de interromper todas as regulamentações da agência em seu primeiro dia de mandato. A polêmica proposta sobre carteiras crypto não hospedadas está entre as colocadas em espera por Biden e aguardam revisão. O congelamento permanecerá ativo até que os indicados de Biden revisem as regras afetadas.

A Casa Branca entregou um memorando detalhando o anúncio para congelar todas as regras em andamento. O edital não mencionou particularmente a proposta FinCEN, mas destacou que toda a regulamentação da agência será interrompida pelos próximos 60 dias, aguardando revisão.

Os usuários de criptomoedas que se opuseram veementemente à regra ficarão aliviados com o fato de que as marés podem vir a favorecê-los. Jake Chervinsky, conselheiro geral da Compound Finance, elogiou a mudança. Ele compartilhou a notícia no Twitter, dizendo: “O presidente Biden congelou todas as regulamentações da agência, aguardando uma análise mais aprofundada. Isso inclui a proposta do ex-secretário Mnuchin sobre ‘carteiras não hospedadas’. Nós lutamos muito e conquistamos o direito de respirar e reiniciar. Janet Yellen não é Steven Mnuchin. Estou otimista“.

A proposta foi publicada em 18 de dezembro, com apenas uma janela inicial de 15 dias para comentários. Os usuários de criptomoedas não gostaram das regras contidas na proposta e do curto período de comentários pouco convencional. Com a suspensão, os participantes da indústria de criptomoedas esperam obter um envolvimento adequado com o Departamento do Tesouro sobre a proposta.

O pomo da discórdia nas regras de carteira propostas pelo bureau é a seção que exige que “bancos e empresas de serviços monetários (‘MSBs’) enviem relatórios, mantenham registros e verifiquem a identidade de clientes [crypto]” concluindo transações para endereços privados. Várias figuras influentes encontraram falhas na proposta da carteira e criticaram o escritório do Tesouro FinCEN. Entre eles está Jack Dorsey, um renomado defensor do Bitcoin e CEO da empresa de serviços de pagamento Square.

Embora Kenneth Blanco, nomeado por Mnuchin, presida o bureau do FinCEN, a contribuição da nomeada para o Secretário do Tesouro, Janet Yellen, será a chave para determinar o resultado se ela for aprovada pelo Senado. Sua postura sobre o assunto definirá amplamente a direção que a proposta tomará. Embora os jogadores de criptomoeda permaneçam otimistas, é importante notar que Yellen não é exatamente um entusiasta de criptomoedas.