O México não planeja adotar a criptomoeda como moeda legal

O México não planeja adotar a criptomoeda como moeda legal

By Sam Grant - min. de leitura

O presidente do México confirmou que o país não seguirá os passos de El Salvador promulgando a criptomoeda como forma legal de pagamento

O México não vai adotar as criptomoedas como moeda legal tão cedo, de acordo com o presidente Andres Manuel Lopez Obrador. O veículo local Expansion Politica informou que, durante entrevista coletiva realizada ontem, o presidente descartou a criptomoeda por não ser crítica para o desenvolvimento do país do ponto de vista financeiro.

O presidente Lopez Obrador não tem expressado sua opinião sobre as criptomoedas diretamente, mas em seus últimos comentários afirmou que o México precisava manter a ortodoxia em seu posicionamento financeiro.

"Não vamos mudar nesse aspecto. Achamos que devemos manter a ortodoxia na gestão das finanças (e) não tentar inovar muito na gestão financeira."

Ao contrário dos líderes em El Salvador e na Venezuela, o presidente Lopez Obrador sente que o país não precisa se sobrecarregar com a adoção da criptomoeda. Ele observou que, em vez de tornar a economia amigável com o Bitcoin, o governo precisava se concentrar em apertar as medidas em torno da arrecadação de impostos para evitar a evasão.

“A verdade é que não tivemos problemas em termos de arrecadação de impostos e isso nos dá muita tranquilidade”, disse.

O Banco do México e a Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários emitiram uma declaração conjunta, em junho, alertando os potenciais investidores sobre os riscos de investir em ativos virtuais. As instituições também alertaram contra o uso de tais ativos como meio de troca. O anúncio veio após declaração do bilionário Ricardo Salinas Pliego, que afirmou que seu banco está estudando a possibilidade de aceitar o Bitcoin.

“Claro, eu recomendo o uso de Bitcoin, e eu e meu banco estamos trabalhando para ser o primeiro banco no México a aceitar Bitcoin, se você precisar de mais detalhes ou informações, siga-me em minha conta do Twitter”, escreveu Pliego.

Na Rússia, o presidente Vladimir Putin adotou uma postura menos radical em relação à criptomoeda. Falando durante uma entrevista moderada pela CNBC publicada no site do Kremlin na quinta-feira, o líder russo disse que vê valor no Bitcoin e em outras criptomoedas. Ele acrescentou que os ativos digitais poderiam algum dia ser usados como uma unidade de liquidação de contas.

Putin também insistiu que, apesar de seu valor e usabilidade potencial, ele não acreditava que as criptomoedas pudessem ser usadas no comércio de petróleo. Questionado se ele via a criptomoeda fornecendo, potencialmente, uma alternativa ao dólar nas negociações de petróleo, visto que a Rússia foi vítima de sanções recentes dos EUA, o presidente russo deu a entender que as criptomoedas ainda eram imaturas. Ele destacou ainda que os enormes requisitos de energia associados à criptomoeda podem impedir sua adoção.