O FMI vê um grande potencial no dinheiro digital se os riscos forem gerenciados

O FMI vê um grande potencial no dinheiro digital se os riscos forem gerenciados

By Sam Grant - min. de leitura

Um relatório recente da Reuters também detalhou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) está procurando intensificar a vigilância sobre moedas digitais

Ontem, o governador do Banco Central das Bahamas, John Rolle, falando numa conversa com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, opinou que o Bitcoin não se qualifica para ser categorizado como uma moeda. Ela argumentou que o dólar americano triunfa como moeda de reserva, independentemente de sua forma atual ou futura. Georgieva acrescentou que o status do dólar seria cimentado pelos mercados de capitais dos EUA e pela economia em geral.

A executiva do FMI criticou o movimento de adoção do Bitcoin em El Salvador quando questionada sobre sua opinião sobre o assunto. Ela apontou especificamente que a natureza volátil da criptomoeda impediria o planejamento de despesas, a cobrança de impostos e o preço dos produtos. Como muitos outros defensores da energia verde, Georgieva também detectou falhas no nível de consumo de energia do processo de mineração BTC.

A instituição internacional pretende monitorar atentamente os ativos virtuais nos próximos dias, de acordo com um documento de política publicado ontem em seu site. O artigo centra-se na influência e no papel das moedas digitais públicas e privadas nos sistemas financeiros atuais. A Reuters relatou que o instituto monetário planeja colaborar com outras instituições no cenário econômico, incluindo bancos centrais e reguladores, para manter-se atualizado com o  dinheiro digital.

Nesta semana, o Fundo alertou que a aprovação de criptomoedas como moeda legal prejudicaria as economias e também causaria o caos, pois as pessoas teriam que comprar os ativos que desejam manter. Embora o aviso não mencionasse El Salvador especificamente, parecia fazer referência à legislação recentemente aprovada pelo país para tornar o Bitcoin com curso legal.

O documento de política de quinta-feira também discutiu o papel positivo que os ativos digitais podem desempenhar na economia, oferecendo opções de pagamento mais rápidas e convenientes. No entanto, considerou que os ativos virtuais precisam ser regulamentados para proteger as economias e manter a estabilidade dos sistemas monetários internacionais.

De acordo com um blog de segunda-feira, no entanto, funcionários da instituição não acreditam que os ativos digitais tenham atingido a maturidade e, como tal, não podem ser adotados como moedas nacionais. A postagem do blog descreveu a adoção de ativos virtuais como um empreendimento arriscado, acrescentando que os perigos dos resultados são muito maiores do que as recompensas. Os autores do post estabeleceram que, embora o Bitcoin possa ser usado como um investimento viável para obter lucros, ele também pode resultar em perdas. Além disso, eles compartilharam suas preocupações de que os cibercriminosos pudessem explorar ativos digitais para facilitar suas atividades, especialmente na ausência de uma regulamentação adequada.