O fim do dinheiro estatal está começando: Empreendedores da Nigeria adotam criptomoedas e desistem da moeda fiduciária

O fim do dinheiro estatal está começando: Empreendedores da Nigeria adotam criptomoedas e desistem da moeda fiduciária

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um número crescente de empresários na Nigéria está optando por lidar com seus negócios usando a criptomoedas em vez do Naira. A moeda nacional do país parece ser mais volátil que o Bitcoin, às vezes.

Como as criptomoedas lutam por relevância em todo o mundo, os cidadãos nigerianos estão começando a usar o Bitcoin como uma alternativa à sua própria moeda, a nigeriana Naira. Se você der uma olhada rápida no Naira no TradingView, verá rapidamente como a moeda tem perdido seu valor consistentemente nos últimos 5 anos.

Moeda estatal da Nigéria só perde valor

Com isso em mente, não é de surpreender que os empresários nigerianos preferissem negociar com Bitcoin do que com sua própria moeda nacional. Um exemplo é Silas Okwoche, co-fundador da Nerve Mobile. O engenheiro autodidata comprava smartphones Android da China através do Alibaba. No entanto, quando a moeda nigeriana Naira caiu mais de 15% contra o yuan chinês, seu empreendimento chegou ao fim. Seu produto ficou muito caro para comprar e revender.

Outro caso de sucesso na Nigéria é Soji, que trabalha como web designer em Lagos.

“Eu posso usar Bitcoin para qualquer coisa agora […] Isso significa que eu posso investir e também pagar qualquer um atualmente, exceto pessoas mais velhas. Mas algumas pessoas acham que é uma farsa lidar com o Bitcoin e eles também temem ser hackeados, já que muitas pessoas não sabem como se proteger on-line”, disse Soji. Graças às criptomoedas, Soji agora é capaz de comprar bens e serviços on-line, como hospedagem na Web, onde anteriormente sua moeda não era aceita.

Toyosi, um trader de criptomoedas e investidor, acredita que a maioria dos esquemas de pirâmide foram extintos e o Bitcoin está começando a se estabilizar. Ele é o fundador da SureRemit, uma empresa que usa um token como alternativa para enviar dinheiro para o exterior.

Embora a adoção de criptomoedas pela Nigéria possa não ser novidade, ainda é interessante ver como as pessoas criam maneiras criativas de usá-las para facilitar suas vidas. O Banco Central da Nigéria pode ter até alertado contra o Bitcoin, mas isso não parece dissuadir jovens empreendedores de perseguir seus sonhos.