O excepcional mercado de $15 bilhões do Bitcoin está apenas começando

O excepcional mercado de $15 bilhões do Bitcoin está apenas começando

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Bitcoin surgiu pouco depois que a economia global caiu em 2008, com os bancos centrais imprimindo grandes quantidades de reservas fixas e salvamentos bancários tornando-se uma visão comum. Já faz mais de oito anos que o primeiro bloco foi lançado e o bitcoin percorreu um longo caminho. No início, a moeda digital não foi levada muito a sério, mas ao longo do tempo as pessoas deram valor a criptomoeda, usando-o como um meio de troca. Nos primeiros dias, uma transação notável foi a compra de duas pizzas por 10.000 BTC. Mas essa história, você já deve conhecer, não é mesmo?

O bitcoin continuou sendo valorizado ao longo dos anos apesar de muitos altos e baixos. A mídia mainstream continuamente retratou o ativo digital de forma negativa, e casos como a falência da Mt. Gox e golpes relacionados à moeda, não ajudaram muito. Mas o bitcoin sacudiu toda a divulgação negativa e mostrou que simplesmente não se importava. Ao longo de mais alguns anos, a tecnologia subjacente da bitcoin, a Blockchain, tornou-se o foco dos operadores tradicionais do mercado, bancos e grandes empresas dos setores público e privado.

Enquanto os bancos centrais falham, o Bitcoin brilha

No entanto, enquanto o “blockchain” foi promovido pelo atual cartel bancário, a cadeia de blocos públicos da Bitcoin [escrita original por Satoshi Nakamoto] continuou a brilhar como um veículo de investimento e refúgio econômico. Muitos países em todo o mundo têm sofrido com os controles de capital dirigidos pelas autoridades e a hiperinflação estimulada por bancos centrais. O Bitcoin tem ajudado muitos ao redor do mundo, já que resolve problemas econômicos a partir do momento que a população o utiliza como um recurso para proteção de capital. No final de 2016, a popularidade e o preço do bitcoin aumentaram significativamente, tornando-se um dos melhores investimentos do ano.

Existem muitas razões pelas quais o Bitcoin tem crescido tanto. Mas os fundamentos do valor do ativo digital podem ser encontrados no fato de que ele é descentralizado, peer-to-peer (sem intermediários) e open-source por sua própria natureza. É por isso que a demanda é tão forte quando países como a China apertam o controle de capital dos cidadãos e eles encontram uma saída com o bitcoin. Quando a Índia desmonetizou certas denominações rupias, a população local passou a utilizar o bitcoin para combater a crise de caixa dentro da região. Além disso, em países como a Venezuela que sofrem de hiperinflação, os residentes encontraram uma solução com a atual valorização do bitcoin.

Além de economias em todo o mundo lidando com dificuldades, as criptomoedas trouxeram muitas inovações. Conceitos como contratos inteligentes da plataforma Ethereum, e aplicações de mídias sociais como a rede Yours prometem novas aplicações para o Bitcoin. Paralelamente a isso, existem agora muitos intercâmbios respeitáveis ​​e fornecedores de carteira (wallet) criando diferentes maneiras de comércio e armazenamento de bitcoins de forma mais segura. A tecnologia inovadora do Bitcoin deu novo significado à governança descentralizada, ao voto e a uma grande variedade de assuntos que afetam nossas vidas. O Bitcoin produziu os meios para realizar essas idéias de uma maneira totalmente nova.

Um longo caminho pela frente e você pode participar

O token digital percorreu um longo caminho desde ganhar paridade com o dólar, a prata, e mais uma vez se aproximando do valor do ouro. Tem havido muitas vezes que o preço de bitcoin sido corrigido onde muitos consideraram uma “falha”. Mas a estabilidade tem sido muito melhor ao longo do tempo e a criptomoeda sofre menos volatilidade. Ninguém tem certeza de como os governos e os bancos centrais irão lidar com o bitcoin no futuro. Sabemos que as autoridades estão tentando fazer o melhor possível para elaborar regulamentações e aplicar regras contra determinados casos de uso. No entanto, a comunidade está criando várias maneiras de bitcoin ser mais fungível e menos rastreável por atores estatais e não estatais.

Imagem: coinmarketcap

O marco da economia do valor de mercado do bitcoin de 15 bilhões de dólares é grande, porque não há inovação tecnológica como ele. É o primeiro meio de troca de seu tipo para alcançar este feito e continuará a testar a sociedade, alterando o precedente financeiro em todo o mundo.

A ascensão do bitcoin é mais evolutiva do que podemos imaginar e esse é apenas o começo.

Não conhece nada sobre o Bitcoin e não sabe por onde começar? Acesse: Bitcoin: O guia básico definitivo para iniciantes da moeda virtual

Via: News Bitcoin
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin