O emissor da stablecoin Circle informa que está cooperando com a SEC

O emissor da stablecoin Circle informa que está cooperando com a SEC

By Sam Grant - min. de leitura

A declaração de Circle segue uma "intimação investigativa" da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos

O emissor do USDC, Circle, revelou que está trabalhando em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos em meio a uma investigação em andamento. O regulador deu um tapa na empresa com uma intimação de acordo com um documento publicado em seu site. O emissor do stablecoin recebeu o aviso em julho, mas só respondeu publicamente neste mês.

A investigação atual é diferente de uma anterior, que viu a ex-subsidiária do emissor, a Poloniex, ser multada em $10 milhões. Isso foi depois que ela foi considerada culpada de operar títulos digitais não registrados.

A empresa apenas confirmou que está sob o escrutínio da SEC, mas não forneceu detalhes sobre os documentos solicitados ou o andamento da investigação até o momento. A Circle enviou mensagem dizendo que oferecerá total cooperação à agência reguladora no assunto. A empresa de tecnologia de pagamentos ponto a ponto deve enviar documentos à agência.

“Além disso, em julho de 2021, nós [Circle] recebemos uma intimação investigativa da Divisão de Execução da SEC solicitando documentos e informações sobre algumas de nossas participações, programas de clientes e operações. Estamos cooperando totalmente com sua investigação.”

Parece que o regulador está apertando seu controle sobre produtos de criptomoeda e stablecoins. No mês passado, a agência enviou um pedido de Notificação de Wells para a Coinbase por seu produto cripto de alto rendimento e muitos acreditam que essa é a razão pela qual a bolsa foi forçada a arquivar o produto pelo resto da vida.

Para não esquecer, a Circle divulgou em julho que pretendia tornar-se listada publicamente ainda este ano. O presidente-executivo da empresa, Jeremy Allaire, disse em uma entrevista à CNBC na época que a empresa viu a oportunidade perfeita para abrir o capital e iria aproveitá-la, pois abrir o capital ajudaria a tornar-se confiável. Os planos serão conduzidos por meio da fusão com a empresa de aquisição de propósito específico Concord.

A moeda de USD é atualmente a segunda maior stablecoin com um capital de mercado de $32,3 bilhões e atrás de Tether com uma capitalização de mercado de $68 bilhões de acordo com dados da CoinMarketCap. Ambos estão negociando em torno de $1.