O chefe do Twitter, Jack Dorsey, avalia os regulamentos do FinCEN

O chefe do Twitter, Jack Dorsey, avalia os regulamentos do FinCEN

By Sam Grant - min. de leitura
Uma foto de Jack Dorsey

O executivo-chefe do Twitter e da Square deu sua opinião sobre as regulamentações propostas do FinCEN 

A figura influente no espaço de criptomoeda está convencida de que a implementação dos regulamentos prejudicará o setor de criptomoeda nos Estados Unidos. Ele está do lado de muitas empresas de criptomoeda dos EUA, como a Kraken, que são contra as novas leis de combate à lavagem de dinheiro que foram propostas recentemente pela Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN).

Dorsey também argumentou que as regulamentações provavelmente impedirão a inovação no setor crypto. O chefe da Square escreveu uma carta ontem criticando os regulamentos por pressionar para fazer cumprir os requisitos de relatórios que transgridem o que é necessário para as transações.

O nome da contraparte e a coleta/relatório do endereço não devem ser exigidos para relatórios de transações de moeda (CTR) ou manutenção de registros, visto que não é necessário para dinheiro hoje.”

A empresa de serviços de pagamento avisa que, se os regulamentos propostos forem aprovados, eles forçarão muitos usuários a migrar para serviços crypto não regulamentados que estão fora dos EUA. Também restringiria a capacidade das empresas americanas de competir com players globais.

Ao adicionar obstáculos que empurram mais transações de entidades regulamentadas como a Square para carteiras sem custódia e jurisdições estrangeiras, o FinCEN terá, na verdade, menos visibilidade do universo de transações de criptomoeda do que tem hoje.”

Kraken compartilha as mesmas opiniões da Square e, em um comunicado, a bolsa de criptomoedas também expressou suas preocupações.

Isso praticamente garante que as evidências disponíveis para a aplicação da lei hoje serão colocadas fora de seu alcance amanhã. É muito claramente uma parte politicamente motivada da regulamentação da meia-noite, a publicação da qual diminui a confiança que depositamos no FinCEN.

A Financial Crimes Enforcement Network tem sofrido fortes críticas desde que publicou os regulamentos propostos. Pior ainda, a rede ofereceu apenas uma janela de 15 dias para comentários públicos em vez da janela normal de 60 dias. No entanto, mais de 6.000 comentários foram apresentados ao órgão financeiro. A carta da Square também mencionou que as limitações tecnológicas tornarão difícil a aplicação de tais regulamentos.

A janela para comentários escritos fechou ontem à meia-noite. Vários participantes da indústria escreveram ao Tesouro pedindo uma prorrogação, mas até agora, nenhum acordo foi discutido.