O CEO do Monex Group afirma que o Digital Yen impulsionará o mercado crypto

O CEO do Monex Group afirma que o Digital Yen impulsionará o mercado crypto

By - min. de leitura
Bandeira do Japão com a inscrição CBDC

O mercado de criptomoedas se beneficiaria da presença do Digital Yen e de outras moedas digitais do banco central (CBDCs)

O CEO do Monex Group disse à Reuters ontem que acredita que o Digital Yen teria um impacto positivo no mercado de criptomoedas. Oki Matsumoto, chefe da firma de serviços financeiros, afirmou que a introdução do Iene Digital pelo Banco do Japão (BOJ) provavelmente aumentará a interoperabilidade das criptomoedas, pois tornaria mais fácil trocar moedas fiduciárias por criptomoedas. “Isso tornaria o mercado de criptomoedas mais animado”, acrescentou.

Matsumoto acrescentou que sua empresa acolhe a ideia de emitir uma moeda digital pelo banco central, pois acredita que ajudaria o Japão a se mover em direção a uma economia digital eficiente. No momento, a conversão de criptomoedas em moedas fiduciárias continua sendo um grande desafio, pois a maioria das pequenas criptomoedas não tem contas bancárias, acrescentou Matsumoto. Se o iene digital e outros CBDCs forem emitidos, teremos plataformas compatíveis com o digital, onde criptomoedas e propostas legais podem ser trocadas e convertidas entre si com mais facilidade.

O Grupo Monex se beneficia da criação de um Yuan Digital, uma vez que a empresa de serviços financeiros administra uma série de corretoras de varejo online no Japão e no exterior. O Grupo Monex é dono da bolsa de criptomoedas Coincheck, com sede em Tóquio, que foi comprada após a invasão da plataforma em 2018, resultando no prejuízo de $ 500 milhões.

O Banco do Japão, assim como outros bancos centrais ao redor do mundo, vem experimentando como operar um CBDC. Em julho, o BOJ montou uma equipe dedicada para examinar as implicações de uma moeda digital de banco central. O economista sênior do BOJ, Kazushige Kamiyama, foi encarregado de liderar o departamento responsável pela pesquisa e desenvolvimento do CBDC. No mês passado, o banco apex revelou que iria começar a fazer experiências no próximo ano sobre como operar sua própria moeda digital.

O Japão se juntará a uma série de outros países que estão trabalhando no desenvolvimento de seus CBDCs. A China continua sendo um dos principais participantes neste aspecto, pois o Banco Popular da China (PBC) já está experimentando as implicações de seu Yuan Digital em parceria com algumas das principais empresas do país.

Suécia, Bahamas e Ilhas Marshall também estão fazendo experiências com as moedas digitais de seus bancos centrais. A UE também está falando em pesquisar a possibilidade de um CBDC. Portanto, não vai demorar muito até que vários países ao redor do mundo emitam suas próprias moedas digitais.