“O Bitcoin é um investimento perigoso”, alerta analista de investimentos em Ouro

“O Bitcoin é um investimento perigoso”, alerta analista de investimentos em Ouro

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

Com o Bitcoin que lança a reinvenção do dinheiro através da tecnologia blockchain, muitos investidores proeminentes de ativos tradicionais estão preocupados com a influência e impacto psicológico que esta nova “bolha” encontrada terá na economia global. Muitos especulam efeitos adversos tanto quanto queima muitos investidores.

Michael Dudas, considerado uma autoridade respeitável no negócio de investimentos em metais, é um desses na categoria de nay-sayers para o investimento do Bitcoin, rotulando o ativo como um “investimento perigoso”, em entrevista a CNBC. A observação vem no momento em que o Bitcoin quer recuperar a máximo de todos os tempos, após a recente queda.

Embora sua opinião não seja uma surpresa considerando a infância dessa classe de ativos emergentes, a maioria dos investidores tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o funcionamento das criptomoedas e o papel que desempenham na economia global revolucionária. Não obstante, a premissa para a conclusão de Dudas não é exagerada, já que o FOMO (medo de perder) superou o senso comum de investidores contemporâneos bem educados e experientes.

Michael Dudas é especialista em metal com a Vertical Research, que possui uma posição de parceria na organização. Sua experiência com ativos tangíveis, como o ouro, que muitas vezes serve de amortecedor durante a crise da inflação, revela um alcance lógico sobre a escolha do investimento. O ouro tem diversas aplicações do mundo real e também tem gerações de credibilidade comprovada apoiando-o. Por outro lado, o Bitcoin – apesar de ser apresentado como ouro digital – ainda está para ganhar comparativo com a instituição financeira tradicional.

A preocupação de Dudas vem como uma reação à atual corrida do Bitcoin de suas recentes perdas em sua capitalização de mercado. Comparativamente, a Dudas só vê um aumento de 8% no preço do ouro no ano de 2018, mesmo com a volatilidade de lado, enquanto o Bitcoin cresceu neste ano 1.000% para uma alta de todos os tempos, perto de US$ 20.000.

Apesar da inclusão dos contratos futuros do Bitcoin pela CBOE e CME em suas atividades comerciais e seu reconhecimento de que o mercado está aqui para ficar, Dudas ainda vê o investimento como especulativo na melhor das hipóteses, dizendo:

“Colocar isso no mercado certamente acrescenta um senso de legitimidade para os mercados de bitcoins. Mas, novamente, são os primeiros estágios, e os mercados são os dois lados. Os mercados e os investidores podem encontrar uma oportunidade com essas trocas para serem um pouco mais negativos e ser curtos as moedas em oposição a longas. “Evidentemente, o mercado de bitcoins e os investidores estão em um passeio, embora o que leva permaneça incerto. Nesta luz, Dudas reconheceu que “mais trabalho precisa ser feito na frente regulatória”, que poderia servir como um amortecedor, se as perdas financeiras fossem iminentes

“Se houver alguns problemas voláteis muito grandes e o público se machucar em qualquer sentido, acho que isso poderia causar um arrepio para esse mercado sem questionar”, disse Dudas. “O aspecto regulatório de um governo poderia fazer com que o mercado fracture um pouco”.