O Banco Central de Israel está testando o Digital Shekel CBDC

O Banco Central de Israel está testando o Digital Shekel CBDC

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem do banco central de Israel

Israel atualmente está testando sua moeda digital de acordo com o vice-governador do Banco de Israel.

Israel poderia estar fazendo progressos significativos em sua moeda digital, de acordo com Andre Abir, vice-governador do banco central do país. Diz-se que o banco já iniciou o processo de emissão da moeda, pois procura realizar um programa piloto interno. As conversas sobre um shekel digital vieram à tona pela primeira vez em 2017, mas os desenvolvimentos têm sido escassos.

O executivo do banco disse anteriormente que as chances de Israel adotar uma moeda digital nos próximos cinco anos eram de apenas 20%. O país, no entanto, parece ter se interessado seriamente no assunto. A probabilidade de desenvolver a moeda digital aumentou significativamente, mas Abir observa que ainda não está acima de 50%.

O jornal local de Israel The Jerusalem Post noticiou sobre o progresso do país no desenvolvimento do CBDC, dizendo que saiu como um vazamento. Abir, ao falar sobre o papel do shekel digital numa conferência do Fair Value Forum da IDC Herzliya, soltou a informação. A imprensa nota que o vice-governador do banco de Israel surpreendeu quase todos ao observar que o banco já havia implementado o programa piloto.

As Bahamas e o Camboja continuam a ser os únicos países que lançaram suas moedas digitais apoiadas pelo banco central. Há, no entanto, muitos que estão na fase de planejamento ou teste, incluindo a Suécia e a França. O primeiro concluiu vários testes de seu e-krona, enquanto este último confirmou recentemente que estava trabalhando num experimento de moeda digital num ambiente de teste.

O desenvolvimento de uma moeda digital nos EUA ainda está atrasado. No início desta semana Chris Giancarlo, o ex-presidente da Comissão de Comércio de Futuros de Commodities, discutiu o tema da moeda digital e seu potencial impacto sobre as pessoas. Giancarlo atualmente faz parte da Digital Dollar Foundation encarregada de ajudar os EUA a alcançar e competir no nicho da moeda virtual.

Em relação ao desenvolvimento do dólar, ele disse: “[…] nossa nova missão é garantir que os bancos centrais acordem para isso e o Fed dos EUA acorde para isso, que esses valores sociais que nos trouxeram aqui, o Estado de Direito, um mercado de capitais livre, a livre iniciativa, zonas de privacidade econômica individual, estejam enraizados num novo futuro digital do dólar americano, e que não nos permitamos ser enganados pelo que a China está fazendo e corresponder essa abordagem de vigilância estatal.”