O aumento das oportunidades de empregos blockchain

O aumento das oportunidades de empregos blockchain

By Sanne Moonemans - min. de leitura

Blockchain é conhecido principalmente como o sistema no qual o Bitcoin prospera, mas à medida que a criptomoeda continua a ganhar força no mundo mainstream em seu caminho para a adaptação em massa, a tecnologia por trás dela abre um novo mundo completo de oportunidades de trabalho no setor de fintech.

A plataforma LinkedIn também notou que a criptomoeda está se tornando cada vez mais popular após um estudo recente. Os empregos com os termos de pesquisa relacionados a criptomoeda aumentaram 395% nos Estados Unidos no ano passado.

Os Estados Unidos da América hospedam quase 40% de todos os empregos de blockchain

Esses dados mostram um detalhamento por país do número de empregos atualmente no LinkedIn que incluem “Blockchain” na descrição em diferentes países ao redor do mundo.

De acordo com dados coletados da plataforma de carreira LinkedIn, os Estados Unidos têm o maior número de empregos na indústria de blockchain em oferta, com 19.029 vagas anunciadas na plataforma no momento da redação. Isso representa 39,73% de todos os anúncios de emprego relacionados a blockchain listados.

A Índia é conhecida por abrigar um grande número de empregos em tecnologia. O país segue o exemplo no ranking do LinkedIn com 9.660 vagas de blockchain listadas, totalizando mais de 20% de todas as funções de blockchain anunciadas.

Países com maior interesse em empregos blockchain no ano passado

Esses dados mostram como a popularidade da pesquisa no Google para “empregos de blockchain” flutuou nos últimos cinco anos. Esses dados são retirados do Google Trends, que anota o termo de pesquisa com uma classificação de popularidade entre 0 e 100 no período determinado.

Apesar da adaptação cautelosa das criptomoedas em Cingapura, o interesse dos usuários de mecanismos de busca aqui é o mais alto do mundo, marcando 100 em 100. A cidade-estado asiática dá as boas-vindas às tecnologias de criptomoeda, com 2,01% dos anúncios de emprego baseados em Cingapura.

De acordo com o presidente das Câmaras de Comércio e Indústria do Paquistão (FPCCI), a população local investiu um total de US$ 20 bilhões em criptomoedas, e esse pico de interesse reflete no volume de buscas vindo deste país. Pelos padrões ocidentais, um país do Terceiro Mundo impulsionado pela pobreza, o Paquistão poderia se beneficiar do aumento da criptomoeda e das oportunidades de emprego que a acompanham.

O Reino Unido fica em quinto lugar em termos da maioria dos empregos de blockchain anunciados com 3,16%, o que se correlaciona com o volume de pesquisa da Ilha Britânica. De acordo com o Google Trends, o volume de pesquisa do Reino Unido pontua 30 em 100.

Califórnia oferece o maior número de empregos blockchain nos Estados Unidos

Esta seção detalha as estatísticas nos EUA por estado, pois os Estados Unidos oferecem o maior número de anúncios de emprego relacionados a blockchain.

Dado que o Vale do Silício está localizado no estado da Califórnia, que abriga várias startups relacionadas a criptomoedas, não é surpresa que esse estado ofereça o maior número de empregos blockchain na plataforma em quase 22% de todos as vagas dos EUA

Nova York é o centro do mundo, assim se diz. Isso também é verdade em termos de empregos em blockchain, já que 11,51% dos empregos em blockchain, um total de 2.305 no momento da redação deste artigo, estão disponíveis neste estado.

Regiões nos EUA com maior interesse em empregos blockchain no ano passado

De acordo com as oportunidades de emprego que o estado de Nova York tem, 11,51% de todas as vagas nos EUA, faz sentido que o interesse e o volume de busca por emprego em blockchain em Nova York sejam os mais altos do país.

Seguindo de perto estão Minnesota, marcando 96 de 100 em interesse de volume de pesquisa, Califórnia com 83 de 100 e o estado da Geórgia com 73 pontos.

Novas oportunidades de trabalho criadas pelo blockchain

O CryptoAdvisor conversou com Kristi e Stan – fundadores do Business Blockchain Certificate Program, sobre as oportunidades de emprego que o blockchain deu. Eles viram um aumento acentuado no interesse pelos cursos que oferecem, em linha com o aumento de empregos oferecidos.

Você viu um crescimento significativo na demanda de alunos matriculados neste curso desde o lançamento?

Temos visto um crescimento constante na demanda pelos cursos dentro do Blockchain for Business Certificate Program desde o seu início em 2019. Estamos no meio do terceiro ano do programa e a cada ano temos visto um aumento no número de alunos. Por exemplo, o curso Blockchain for Business ministrado em nosso período de inverno (atualmente) cresceu quase 50% do ano passado para este ano.

Você poderia fornecer um breve resumo do que o curso oferece aos alunos e como você acredita que isso os ajudará?

O Programa de Certificação Blockchain for Business da Portland State University está focado nas implicações comerciais e benefícios do blockchain e tecnologias relacionadas. O certificado abrange três áreas: fundamentos como arquiteturas e tokenomics, estratégias de negócios para criar e capturar valor e tecnologias emergentes, incluindo metaverso, gêmeos digitais, internet das coisas e inteligência artificial. Blockchain e outras tecnologias exponenciais afetarão todos os aspectos dos negócios.

Com as habilidades adquiridas em nosso programa, os alunos entenderão como essas tecnologias aumentam a eficiência, transparência e segurança. Além disso, eles obtêm conhecimento em primeira mão de como a tecnologia pode apoiar a colaboração e a inovação entre várias empresas. Nossa pedagogia inclui leituras, vídeos e laboratórios de software, além de workshops semanais com especialistas e projetos de consultoria com empresas.

Quais você diria que são os principais fatores motivadores por trás dos alunos que decidem fazer este curso?

  Isso evoluiu um pouco nos últimos três anos. Inicialmente, os alunos que fizeram esses cursos foram motivados pelo conceito, novidade relativa e singularidade dos sistemas blockchain e de contabilidade distribuída. Esses ainda são fatores motivadores, mas agora estamos vendo muitos alunos se matriculando com base na reputação que o programa ganhou nos últimos três anos. Os alunos que fazem nossos cursos trabalham diretamente com empresas e empresas de blockchain para que alunos e empregadores compartilhem suas experiências positivas.

Por que você acha que esses conjuntos de habilidades estão se tornando mais desejáveis?

A tecnologia Enterprise Blockchain e Distributed Ledger está ganhando força no mundo dos negócios. Se você considerar o relatório Blockchain Spectrum do Gartner, prevê-se que essas tecnologias entrarão no estágio maduro por volta do ano de 2025. Os alunos que fazem o programa agora provavelmente se formarão nos próximos dois anos, colocando-os em empresas assim que a tecnologia começar a se tornar mainstream.

Nossas descobertas mostram que os empregos Blockchain são muito mais prevalentes nos EUA, por que você acredita que os EUA estão tão à frente do resto do mundo quando se trata de empregos blockchain?

Os empregos publicados em quadros de empregos internacionais se inclinam fortemente para os EUA e a Europa, mas a China, a Índia e outras empresas asiáticas também estão expandindo rapidamente suas forças de trabalho de blockchain.

Você acredita que cursos Blockchain como o seu se tornarão mais comuns no ensino superior daqui para frente?

Sim! Estamos vendo muitas outras universidades começarem a oferecer cursos em torno dessa tecnologia. Um de nossos parceiros, Simba Chain, que oferece uma ferramenta de desenvolvimento low-code, está atualmente trabalhando com 26 universidades em todo o mundo e está vendo a demanda por seus serviços aumentar rapidamente. As habilidades de blockchain estão em demanda, pois as empresas estão reconhecendo o potencial que tem para revolucionar seus setores.

Em um artigo da Fortune intitulado “A contratação de empregos de criptomoeda e blockchain está explodindo” de 13 de janeiro de 2022, dados do LinkedIn divulgados na quarta-feira descobriram que, de 2020 a 2021, postagens de emprego com títulos incluindo “criptomoeda”, “blockchain” e “Bitcoin” e “Ethereum” aumentaram 395% ano a ano nos EUA Em comparação, as vagas de emprego na indústria de tecnologia cresceram cerca de 98%.

Você prevê que a educação em torno de criptomoedas e blockchain se tornará parte da educação geral? Se sim, quando e como você vê isso acontecendo?

Sim, é nisso que acreditamos. No momento, muitas escolas de negócios estão oferecendo cursos autônomos sobre fundamentos de criptografia, finanças distribuídas (DeFi) ou Blockchain/DLT. A próxima fase será a de incorporar disciplinas em cursos já existentes.

Isso já está acontecendo em nossa própria universidade. Por exemplo, um curso de fintech abrange Finanças Descentralizadas (DeFi), um curso de cadeia de suprimentos abrange recursos de proveniência e rastreamento, e um curso de contabilidade abrange implicações de auditoria. Nosso curso de marketing digital em breve incorporará conceitos de marketing do metaverso, e prevemos muitos outros cursos em nossa universidade e outros incorporarão rapidamente esses tópicos à medida que as empresas exigem esse conhecimento.

Outras disciplinas fora da ciência da computação, incluindo direito, comunicação, arte e arquitetura, e até mesmo arqueologia, estão começando a incorporar esses tópicos.

É claro que a tecnologia em torno do blockchain veio para ficar e mudará muitos aspectos de nossas vidas no futuro. Em nosso caminho para a adoção em massa de criptomoedas e outros usos do blockchain, as oportunidades ligadas à sua ascensão continuarão a crescer em todos os setores.