Novo modelo de exchange está agitando o mercado

Novo modelo de exchange está agitando o mercado

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

 

Duas recém chegadas ao topo no ranking das exchanges, superando as líderes, OKEx, Binance e Bitfinex. Na verdade ultrapassar é o mínimo a se falar, a CoinBene, com sede em Cingapura, registrou mais de US $ 2,1 bilhões, mais que dobro do volume negociado em 24 horas pela OKEx, que mal consegue ultrapassar a marca de US $ 1 bilhão. Outra nova exchange é a, Bit-Z de Hong Kong, que “roubou” com facilidade o segundo lugar, com volume de negociações de 24 horas acima dos US $ 1,5 bilhão, segundo dados do CoinMarketCap.

O motivo para tanta surpresa é bem simples, o novo modelo de negócios que é diferente de todas as outras exchanges. A chamada “trans-fee” um novo padrão adotado pelas exchanges, que deixou pra trás o modelo tradicional de lucro, a partir das taxas. No modelo trans-fee, as exchanges emitem seus próprios tokens como forma de incentivar os clientes a negociar na plataforma.

No caso da Bit-Z, a exchange planeja liberar 300 milhões de tokens próprios. Os clientes, negociando no Bit-Z ainda terão que pagar taxas nas transações em bitcoin ou ethereum, porém a taxa será totalmente reembolsada ao cliente em tokens BZ assim que a transação for concluída.

As empresas só começaram a operar recentemente, mas o interesse foi esmagador, já que os volumes de negociação nas novas exchanges subiram além das expectativas. Mas, o novo modelo já enfrentou críticas, particularmente pelas exchanges já estabelecidos no mercado.

Zhao Changpeng, CEO da Binance, comparou o modelo trans-fee a uma ICO, ele fez a seguinte publicação na Weibo:

“Você paga as taxas de transação para a plataforma com a BTC e a ETH. Então a plataforma paga “100%” de volta para você com o seu token. O usuário está comprando tokens da plataforma com BTC e ETH? Como isso difere de uma ICO? ”

Ele também destacou que será possível manipulação nos preços do token:

“Se uma exchange não obtiver receita com as taxas por transação e apenas lucrar com o preço dos tokens. Como sobreviveria sem manipular o preço simbólico? Os usuários devem estar cientes que vão está apoiando um manipulador de preços. O mesmo manipulador de preços que controla a plataforma de negociação.

Outra polêmica associada ao novo modelo, é que esse sistema pode encorajar os usuários a criar transações falsas apenas para obter os tokens. Também está sendo insinuado que o novo modelo não será sustentável no longo prazo. No entanto, há um novo modelo de negócios fazendo sucesso no mercado e a velha guarda definitivamente está de olhos abertos.

Fonte