Nova stablecoin tem pareamento com barras de ouro

Nova stablecoin tem pareamento com barras de ouro

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O conceito das stablecoins ainda é algo bem novo no mercado dos criptoativos. A ideia, como o nome “moeda estável” indica, é criar uma criptomoeda que tenha um par em um valor e essa moeda sempre terá o valor estável indexado.

Moedas como USDT, PAX, GUSD, TUSD e USDC são pareadas com o dólar em uma razão de 1 para 1. Porém, uma nova startup chamada Digix, está tentando criar pares com o ouro. Sendo que 1 token seria equivalente a 1 grama de ouro [que vale mais do que dinheiro].

A pequena companhia com sede em Singapura diz que vai trocar as criptomoedas por barras de ouro guardadas em seus cofres. O saque em ouro deve ser feito pessoalmente, primeiro por motivos de segurança e segundo porque transferir ouro internacionalmente é um processo muito caro

Kai C. Chng, co-fundador do Digix, falou um pouco sobre o funcionamento do criptoativo em entrevista para o CCN.

Um ponto interessante é que, mesmo se a exchange falir, eles criaram uma forma de monitorar todo o ouro na rede, garantindo que o investimento dos usuários não seja perdido. Chng disse que todas as barras são escaneadas e um certificado detalhado é feito, armazenado e associado a um token que vai para a venda.

De forma simples, o sistema garante que quem está vendendo ou armazenando DGX está essencialmente mantendo certificados de propriedade de ouro. Existe um limite mínimo para conseguir fazer uma retirada, porém, é uma forma válida de fazer investimentos.

E para quem está se perguntando “o que a exchange ganha com isso?” o co-fundador explicou que eles têm uma taxa de operação.

“Nós temos o que chamamos de taxa demurrage, é quase o mesmo que uma taxa de armazenamento e seguro codificada no contrato inteligente de cada barra”.

Ou seja, ao guardar as barras de ouro ligadas ao DGX, uma pequena porção do ativo é usado para pagar pelo armazenamento.

Em diferentes momentos, a exchange lista o que está armazenado com total transparência. Os usuários têm total liberdade para fazer perguntas sobre o rastreamento e armazenamento das moedas. A criptomoeda já está listada em diferentes exchanges, incluindo a Ethfinex, divisão da Bitfinex focada em transações descentralizadas.

Por enquanto a organização é bem pequena, mas ela foi fundada e financiada com dinheiro privado e está apenas engatinhando. Pode ser que a DGX junto da Digix cresça no futuro e abra as portas para stablecoins com pares que vão além de moedas fiat.

Veja também como o Egito pretende lançar sua própria criptomoeda!