Nova atualização da rede Ethereum reduz comissão dos mineradores

Nova atualização da rede Ethereum reduz comissão dos mineradores

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Entre as mudanças mais importantes está a redução da comissão para os mineradores, que foram reduzidas de 3 para 0,6 ETH. As notícias sobre o próximo lançamento do Casper têm um impacto favorável no preço da moeda digital.

Na sexta-feira 20 de abril foi publicado o Ethereum Improvement Proposal (EIP) # 1011, uma proposta para a criação de um sistema de consenso híbrido que visa resolver os problemas presentes na mineração da criptomoeda.

O centro da proposta baseia-se na implementação da rede híbrido Casper, Friendly Finality Gadget (FFG), que combina aspectos no protocolo Prova de Trabalho ( PoW ) com o sistema de consenso da Proof of Stake ( PoS ), procurando eventualmente fazer a transição da primeira modalidade para a segunda.

Um dos aspectos de maior destaque na documentação refere-se à recompensa derivada das atividades de mineração, que é reduzida de 3 para 0,6 ETH:

A recompensa para o bloco PoW foi reduzida para 0,6 ETH razão que move a dificuldade de PoW para PoS, e porque as recompensas são agora emitidas em ambos os validadores para a mineração”.

De acordo com informações publicadas pelo portal Ethereum News, a atualização Casper é possivelmente a mudança mais significativa feita na rede até hoje, já que os desenvolvedores deixaram claro que o objetivo final é mover a rede que opera um protocolo PoW para um sistema PoS:

A transição da rede Ethereum de PoW para PoS esteve presente no roteiro e no documento de fundação desde o lançamento do protocolo. Embora o PoW seja um método muito eficaz para estabelecer um consenso descentralizado, o consumo de energia é muito alto, por isso não tem um retorno econômico e não possui uma estratégia de resistir a certas situações. Os elementos acima mencionados, juntamente com os problemas de acesso equitativo ao hardware de mineração devido à existência de grupos dominantes e um mercado emergente de dispositivos ASIC, nos motivam a querer fazer a transição para o PoS o mais rápido possível”.

O PoW constitui o algoritmo de consenso original para redes Blockchain, e sua aplicação mais conhecida está na rede Bitcoin. De acordo com esse protocolo, os mineradores competem entre si para verificar as transações na rede e, dessa forma, obter recompensas na moeda digital que está sendo minerada.

Por sua vez, o PoS é um protocolo que foi apresentado pela primeira vez em 2012 por Sunny King e Scott Nadal, precisamente com a intenção de resolver os problemas associados com o alto consumo de eletricidade pela mineração de Bitcoin, propondo outra mecanismo de verificação de transações, que escolheria os nós de acordo com a quantidade de moedas armazenadas por uma pessoa em uma carteira digital.

Originalmente, os desenvolvedores da Ethereum estavam considerando programar um Hard Fork para a rede com a intenção de invalidar os dispositivos ASIC para mineração de Ether. No entanto, esta ideia foi abandonada e o Casper FFG foi proposto em seu lugar .

A este respeito, o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, comentou durante uma reunião no evento Ethereum Core Devs no início de abril o seguinte:

Não somos o Bitcoin, os mineradores não têm controle da rede, então se eles querem transformar o mal vamos acelerar o desenvolvimento do Casper. “

Os preços do Ethereum sobem

A expectativa da comunidade em relação à implantação do Casper se fez sentir nos preços da moeda digital, que já ultrapassaram a barreira dos US $ 700 por unidade, sendo este o preço mais alto desde 13 de março, quando o valor caiu abaixo dessa margem de referência.

Queda no preço do Ethereum abaixo de US $ 700 em 13 de março. Imagem extraída do CoinMarketCap

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/