Nicolás Maduro diz que Venezuela passará a usar criptos

Nicolás Maduro diz que Venezuela passará a usar criptos

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Hoje, em uma entrevista coletiva televisionada, o presidente Nicolás Maduro confirmou que o governo da Venezuela está usando criptomoedas como um “método para pagamentos nacionais e internacionais gratuitos.”

Como é de conhecimento geral. A Venezuela está passando por uma das piores inflações da história. A situação não melhorou em nada graças a uma série de sanções econômicas impostas pelos EUA.

Desde que as sanções e a inflação começaram a apertar o governo, Maduro tem criado novas maneiras de tentar driblar as barreiras impostas pelos EUA.

Uma das soluções mais tentadas pelo país Sul-Americano são as criptomoedas.

Maduro disse durante a conferência:

“O ministro das Finanças e o Banco Central da Venezuela têm novos instrumentos que ativaremos muito em breve para que todos possam realizar transações bancárias, bem como pagamentos nacionais e internacionais através das contas do Banco Central. A Venezuela está trabalhando dentro do mundo das criptomoedas.”

Na semana passada, foi informado que o Banco Central da Venezuela estava realizando testes para manter reservas de criptomoedas.

Com a estatal Petroleos de Venezuela SA (PDVSA) buscando maneiras de fazer pagamentos a fornecedores com criptomoedas devido as sanções econômicas por qual a estatal passa.

Maduro disse que “Donald Trump e suas sanções estão impedindo a Venezuela de realizar transações em qualquer um dos bancos do mundo.”

Ele então comentou: “Existem outras fórmulas para realizar pagamentos, e é isso que estamos usando, porque nosso sistema de pagamentos funciona perfeitamente na China e na Rússia.”

Não é só o governo que passou a adotar as criptomoedas por causa da crise. Desde o começo da desvalorização monumental da moeda estatal do país, a movimentação de Bitcoins disparou na Venezuela.

A tentativa de criar uma criptomoeda estatal com lastro no petróleo, a Petro, não foi muito popular entre a oposição, entre a população e até mesmo entre a comunidade internacional de criptomoedas.

Mesmo sem revelar quais os métodos utilizados, aparentemente o governo também não vai ficar só na Petro e vai também utilizar outras criptomoedas.

Veja também: Binance expõe fraqueza do sistema de delegação da Tron

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: