Nicolás Maduro e sua nova ideia pra piorar a economia venezuelana: Criptomoeda Estatal

Nicolás Maduro e sua nova ideia pra piorar a economia venezuelana: Criptomoeda Estatal

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em seu programa de televisão dominical, Los Domingos con Maduro, o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, anunciou que a nação criará sua própria criptomoeda visando a resolução dos problemas econômicos do país. Então surge a questão: Quando der errado, a culpa vai ser dos Estados Unidos também?

A Venezuela hoje passa por grandes problemas econômicos, fruto de um governo socialista incompetente e totalitário, como todos os outros governos socialistas do mundo, e uma péssima gestão de um ditador presidente. Seguindo na contra mão está o bitcoin, uma criptomoeda totalmente descentralizada e livre que a cada mês registra um novo record em seu valor. Pensando nesse descentralismo e liberdade que o presidente Muduro está lançando sua criptomoeda estatal totalmente centralizada e presa aos mesmos gestores do Bolivar Venezuelano(Moeda Nacional [Falida] da Venezuela).

“Bitcoin não pode, mas criptomoeda do governo, pode!”

Em seu programa de televisão do domingo, Maduro anunciou que a nação criaria sua própria moeda virtual, apoiada por reservas de petróleo, gás, ouro e diamantes. Segundo ele, isso permitirá que a Venezuela avance na soberania monetária e realize suas transações financeiras movimentando a economia.

“Isso nos permitirá avançar para novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento social e econômico do país”, disse ele.

O valor de 1 dólar no mercado negro boliviano atingiu 103.000 bolívares na sexta-feira em comparação o final de julho onde a moeda norte-americana custava 10.000 bolívares. O Fundo Monetário Internacional vê a economia da Venezuela diminuindo 12 por cento este ano e a inflação anual aumentando para além dos 2.300 por cento em 2018.

Já o Bitcoin valorizou ainda mais na sexta-feira depois que a CME Group Inc. e a Cboe Global Markets Inc. disseram que irão oferecer contratos de futuros agora no mês de dezembro, fechando uma semana record. A maior moeda digital do mundo valorizou cerca de 30% na semana passada, atingindo uma máxima de US$ 11,434 em 29 de novembro.

O governo de Maduro persiste em culpar os problemas econômicos do país aos pés de uma conspiração da oposição para derrubá-lo e, mais recentemente, as sanções dos EUA que limitaram sua capacidade de reestruturar suas dívidas – “Reestruturar suas dúvidas” é o mesmo de você chorar pra pagar menos do que deve ou pelo menos não ser cobrado juros por todo o tempo que você está enrolando pra pagar – À medida que o país termina seu quarto ano consecutivo de recessão, algumas vozes no partido socialista dominante exigem uma abordagem mais favorável ao mercado.

Jesus Faria, um economista marxista autoproclamado e ex-ministro do Comércio que agora é membro da assembléia constituinte, disse recentemente sobre a atual política cambial de que um “verdadeiro mercado de câmbio livre deve ser estabelecido, onde oferta e demanda se reúnem”.

_______________________________________________________________________________
Publicação Traduzida e Editada pelo Guia do Bitcoin
Matéria Original: https://www.thenational.ae/world/the-ame…

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/