Nick Szabo ou Hal Finney, quem é Satoshi Nakamoto?

Nick Szabo ou Hal Finney, quem é Satoshi Nakamoto?

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Sendo o Bitcoin uma das criações mais fantásticas dos últimos tempos, muitos ainda se perguntam quem está por trás dessa obra que vem conseguindo tirar o sono de muitos governos. O seu criador usa o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. Entretanto, ninguém sabe quem é. Há muitos candidatos para essa vaga, mas Nick Szabo e Hal Finney são os que mais se destacam.

A lenda do mercado de criptomoedas, Nick Szabo, já deu diversas contribuições para o desenvolvimento do Bitcoin. Antes do lançamento do BTC, Szabo estava trabalhando no desenvolvimento de uma criptomoeda chamada BitGold.

Uma das razões pelas quais muitos afirmam que Szabo é Satoshi é que sua história antes do BTC não está muito bem documentada.

Outro fato é que em 2005 Szabo fez uma publicação em seu blog pessoal em defesa de uma moeda que não fosse afetada por terceiros. Ainda no blog ele conclui falando da necessidade de uma dinheiro que não sofresse com a inflação.

Um dado curioso em realação a esta postagem é que Szabo editou a data de publicação. O que foi originalmente publicado em 2005 passou para 27 de dezembro de 2008. Por isso há muitas especulações em torno deste artigo.

Algo que também intriga muitos que acreditam nessa teoria é que ao contrário de pessoas importantes neste setor como Hal Finney e Wei Dai, não há e-mails de Szabo direcionados a Satoshi Nakamoto.

Com tudo isso o mais intrigante talvez seja a entrevista de Szabo em 2017 no The Tim Ferriss Show. O jurista em uma distração praticamente se rotulou como o criador do Bitcoin.

“Definitivamente, eu iria para uma segunda camada, quero dizer, eu projetei Bitcoi … Ouro com duas camadas”.

Hal Finney, outro grande nome deste setor, sempre se mostrou como um grande apoiador da criptografia para proteger a privacidade, o anonimato e a autonomia financeira. Isso pode ser observado em um e-mail dos cypherpunks de 1992:

“Aqui nos deparamos com os problemas de perda de privacidade, computadorização rastejante, bancos de dados maciços, mais centralização — e Chaum oferece uma direção completamente diferente, que coloca o poder nas mãos de indivíduos, em vez de governos e empresas. O computador pode ser usado como uma ferramenta para liberar e proteger as pessoas, em vez de controlá-las”.

A visão libertária de Finney pode ser notada no White Paper do Bitcoin. Satoshi Nakamoto enviou uma mensagem para Laszlo Hanecz onde mostrou sua visão individualista, um dos princípios libertários.

“As GPUs limitariam prematuramente o incentivo apenas àqueles com hardware de GPU de ponta … Não pretendo parecer socialista, não me importo se a riqueza está concentrada, mas, por enquanto, obtemos mais crescimento dando esse dinheiro a 100% das pessoas do que dar a 20%”.

Outra ocorrência que reforça mais a teoria de quem acredita que Finney é realmente Satoshi Nakamoto é que ele morava próximo ao americano Dorian Satoshi Nakamoto. Essa circunstância contribuiu para a especulação de que Finney se inspirou neste cidadão para a escolha do nome de seu pseudônimo.

A aposentadoria de Finney também coincidiu com a de Nakamoto. O programador se aposentou no início de 2011 e a última correspondência do criador do Bitcoin foi em abril deste mesmo ano.

Essa série em busca de quem pode realmente ser Satoshi Nakomato realizado pelo Bitcoin.com é realmente intrigante, pois muitos ainda querem saber quem está por trás dessa criação. Todavia, o seu anonimato pode ser o melhor ‘presente’ deixado por Nakamoto.

 

Clique aqui para ler:Microsoft faz parceria com a criptomoeda Enjin para oferecer recompensas

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: