Negociar criptomoedas na Arábia Saudita passa a ser “ilegal”

Negociar criptomoedas na Arábia Saudita passa a ser “ilegal”

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um comitê permanente composto de vários ministérios governamentais e do banco central da Arábia Saudita alertou que a negociação de criptomoedas “não autorizadas”, como Bitcoin, é ilegal no país.

Em um comunicado publicado pela Autoridade Monetária da Arábia Saudita (SAMA) – o banco central do país árabe soberano – no domingo, um comitê governamental declarou que era contra a negociação de criptomoedas. As razões, alegou, foram devido a “suas conseqüências negativas e alto risco para os traders”, uma vez que estão além do alcance da supervisão governamental.

Formado por um decreto supremo, o comitê permanente foi concebido como um cão de guarda para investigar especificamente “atividades de títulos não autorizadas no mercado de câmbio”. Inclui a Autoridade do Mercado de Capitais (CMA) da Arábia Saudita, os ministérios do Interior, Mídia, Comércio e Investimento, bem como a SAMA. O decreto supremo encarregou o comitê de informar as autoridades relevantes, informando qualquer negociação ou investimentos em negociação forex e criptomoeda, bem como reduzir suas atividades de marketing para mantê-los longe dos investidores.

Em um comunicado, o comitê disse:

“O comitê assegurou que as moedas virtuais, incluindo, por exemplo, mas não limitado a Bitcoin, é ilegal no reino e nenhuma parte ou indivíduo é licenciado para tais práticas.“

Sem indicar penalidades ou multas pelo comércio de criptomoedas, o comitê insistiu em advertir “todos os cidadãos e residentes” contra o que é considerado uma atividade “ilegal”.

No momento da publicação, a BitOasis – a primeira exchange de bitcoin do Oriente Médio e Norte da África – continua a listar a Arábia Saudita entre seus países apoiados após seu lançamento inicial há quase dois anos. O operador de câmbio suspendeu, nomeadamente, os saques na moeda localcitando uma “questão” com o seu parceiro bancário em maio. A exchange mudou de tato desde então e anunciou hoje a retomada dos saques internacionais.

Um representante da BitOasis não retornou uma solicitação de comentário no momento da impressão.

Curiosamente, a SAMA está trabalhando em sua própria criptomoeda personalizada para transações transfronteiriças alimentadas por blockchain com o banco central dos EAU. O banco central da Arábia Saudita também está usando o software blockchain da Ripple xCurrent – que não usa o XRP – para conectar bancos regionais na RippleNet, uma rede blockchain empresarial para pagamentos instantâneos.