Nasdaq e VanEck se unem para lançar o “Bitcoin Futures 2.0”

Nasdaq e VanEck se unem para lançar o “Bitcoin Futures 2.0”

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Uma das principais bolsa de valores do mundo, a Nasdaq, falou ontem numa conferência sobre criptomoedas e Blockchain, a formação de uma parceria com a empresa de investimentos VanEck com o intuito de lançar novos produtos financeiros.

Nasdaq e VanEck

Foi durante a conferência Consensus: Invest organizada pela CoinDesk, que a parceria entre as duas gigantes no mundo das finanças foi oficializada. Gabor Gurbach, diretor de Estratégia de Ativos Digitais, disse que o objetivo da parceria é a criação de “contratos futuros regulados versão 2.0”, que permitirão o surgimento de novos produtos financeiros no mercado no ano que vem.

“Fizemos um grande esforço junto com a Commodity Futures Trading Commission para desenvolver novos padrões de armazenamento e controle”, disse Gurbach.

Gabor Gurbach declarou que tal iniciativa deve ser entendida como uma espécie de “atualização” dos atuais padrões regulatórios no mercado futuro de Bitcoin. Ele também ressaltou que o sistema de controle SMARTS, desenvolvido pela Nasdaq, será usado para novos derivativos e que o preço será estabelecido com base no índice MVIS desenvolvido pela VanEck. Gurbakh diz ter certeza que a “atualização” dos atuais padrões regulatórios no mercado futuro de Bitcoin, “dará confiança aos reguladores e organizações que buscam entrar no mercado de criptomoedas”.

SMARTS

O sistema de controle SMARTS da Nasdaq é um software que abrange diversos algoritmos afim de detectar automaticamente atividades suspeitas dos populares esquemas de manipulação de preços do mercado, entre eles o spoofing. Na conferência Gurbach chamou o sistema criado pela Nasdaq de “grande engenho policial”. Segundo ele, essa tecnologia fará com que as negociações de futuros sejam “justas e ordeiras”.

Vale destacar que o diretor da VanEck não explicou se os novos contratos futuros lançados na parceria entre a Nasdaq e a VanEck seriam liquidados, como os que já existem atualmente na CME e na CBOE, ou se serão entregáveis como o da plataforma Bakkt que deverá ser lançada em 24 de janeiro. De qualquer maneira, ele não descartou a possibilidade de que esses produtos financeiros sejam lançados no mercado no primeiro trimestre do ano de 2019.

É importante destacar que a resposta da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA acerca da ETF fornecida com Bitcoins físicos, proposta essa elaborada pela VanEck, tem prazo final de apresentação da decisão até 27 de fevereiro de 2019.

“Estamos confiantes de que, se 2018 foi um ano de regulamentação, 2019 será um ano de implementação“, concluiu o diretor da VanEck.

Você sabia que a Nasdaq está preparando uma ferramenta para prever a movimentação do preço da criptomoedas? Clique aqui e saiba mais!