Nasdaq: Mercado em baixa não impedirá nossos contratos futuros Bitcoin

Nasdaq: Mercado em baixa não impedirá nossos contratos futuros Bitcoin

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

fachada da nasdaq

A Nasdaq mesmo com mercado em queda, não volta atrás e vai continuar com os planos de lançar os contratos futuros de Bitcoin. Dizem fontes de dentro da organização.

Os cripto-entusiastas acordaram essa manhã de terça com uma notícia boa, fontes ligadas a Nasdaq afirmam que a empresa está trabalhando para atender os requisitos do principal regulador de swaps dos EUA, a Commodity Futures Trading Commission (CFTC), antes de lançar os contratos.

Nasdaq

As negociações de contratos futuros de Bitcoin chamaram a atenção do mercado no final de 2017, quando a CME Group Inc. e a Cboe Global Markets Inc. usaram um processo de autocertificação acelerado para disponibilizar seus contratos ao mercado em dezembro do ano passado, levando a primeira criptomoeda atingir seu recorde de preço quase US $ 20.000 no auge do mercado global de criptomoedas.

Mesmo com o lançamento de contratos futuros o mercado de criptomoedas não sustentou sua alta e agora está operando em tendência de baixa, as grandes esperanças de que os futuros do Bitcoin trariam uma nova onda de investimento institucional nas criptomoedas não se sustentarame o ano de 2018 foi marcado por grandes crashs no mercado, com o preço do Bitcoin caindo de cerca de US $ 20.000 para menos de US $ 4.000.

A Nasdaq no ano passado foi uma das primeiras empresas de Wall street a se interessar pelas criptomoedas, fontes relataram na época que a empresa disponibilizaria a negociação de criptomoedas para seus clientes já no primeiro trimestre de 2019.

Em janeiro, a CEO da Nasdaq, Adena Friedman, disse que a bolsa estava avaliando como diferenciar seus contratos dos que já são oferecidos pelos concorrentes. Os futuros da Nasdaq serão baseados no preço do Bitcoin em várias bolsas spot, que será disponibilizado pela VanEck Associates Corp., disse a fonte. O CME usa preços de quatro mercados, enquanto que na Cboe é apenas um.

Separadamente, VanEck tem tentado obter a aprovação da Securities and Exchange Commission para um fundo negociado em bolsa baseado em criptomoedas, a famosa ETF. Recentemente a comissária da SEC, Hester Peirce declarou que é a aprovação da ETF é “definitivamente possível”.

Os funcionários da Nasdaq se recusaram a comentar a notícia. Um representante externo da VanEck e uma porta-voz da CFTC não responderam a pedidos de comentários.

Quer saber quais são as criptomoedas que a Nasdaq declarou apoio? Clique aqui e leia nosso artigo!

Fonte: bloomberg