Não é uma Bolha: investidores começam a reconhecer o potencial do Bitcoin

Não é uma Bolha: investidores começam a reconhecer o potencial do Bitcoin

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O que poderia ser mais aterrador do que ganhar muito dinheiro e depois perder no mesmo instante? Os mercados oferecem aos investidores a oportunidade de ganhar dinheiro, mas para muitos, uma bolha do mercado é algo assustador.

O que aconteceria se todos os lucros “ganhos” acabassem desaparecendo à medida que a bolha se estoura? Mas com o Bitcoin não é bem assim. Aos poucos estamos vendo a força dos investidores quando se trata do Bitcoin, eles optaram por depositar sua “esperança” na primeira criptomoeda do mundo.

Há Pessimistas e Visionários

Recentemente, Bryan Rich, um colaborador da Forbes, escreveu um artigo intitulado “Bitcoin é uma bolha”. Rich escreve: “Se você está procurando um sinal de alerta sobre o motivo pelo qual os preços do Bitcoin pode não ser sustentável, basta ver o comportamento dos mercados em todo o mundo. Não é exatamente um ambiente que inspira confiança”. Ele prossegue no sentido da teoria sobre as ações chinesas e como elas derrubaram os mercados globais.

No entanto o New York Post citou a presidente-executiva da Fidelity Investments, Abigail Johnson, dizendo: “Não é por acaso que sou uma das poucos que está hoje diante de uma grande empresa de serviços financeiros que não desistiu de moedas digitais”. Assim como Abigail, há muitos que escolhem “ver” o Bitcoin como uma moeda que tem aplicação e utilidade no mundo real.

Eles também notaram que, assim como qualquer outra moeda, o Bitcoin saiu do nada e seu valor é derivado da crença que seus usuários detêm nela. A moeda resistiu ao teste do tempo, desde que foi fundada em 2008, embora tenha sido acusada de ser um esquema Ponzi, uma moeda de criminosos e outras coisas sem fundamento.

O Bitcoin é importante para o mundo

O Bitcoin tornou-se a base de um novo sistema econômico que está mudando o sistema financeiro mundial. A tecnologia por trás da moeda levou ao nascimento de outras criptomoedas, vulgarmente conhecidas como altcoins que possuem sua própria base de usuários e aplicativos.

O Bitcoin também se tornou a moeda escolhida por regiões de conflitos em todo o mundo, onde as moedas locais sofreram depreciação devido à má gestão governamental ou a outras razões, por exemplo: Venezuela, Nigéria ou no fiasco da desmonetização na Índia. Além disso, agora há uma aceitação mais ampla do Bitcoin, mesmo entre os governos, com o Japão dando ao Bitcoin o status de Dinheiro.

Explicando a importância do Bitcoin Tim Draper, fundador e diretor da Draper Fisher Jurvetson, disse:

“A longo prazo, o Bitcoin é tão importante para a economia mundial que certamente o preço continuará a crescer. A importância gira em torno da liquidez global e de transações transfronteiriças simplificadas de menor custo e menor resistência”.

Guia do Bitcoin