MoneyGram suspende parceria com Ripple em meio a ação judicial da SEC

MoneyGram suspende parceria com Ripple em meio a ação judicial da SEC

By - min. de leitura
Tabuleta do escritório MoneyGram

A MoneyGram disse que suspendeu a negociação na plataforma da Ripple devido ao litígio em andamento da empresa com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC)

O serviço global de transferência de dinheiro MoneyGram disse que suspendeu seu relacionamento com a empresa de pagamentos de blockchain Ripple (XRP), citando o processo em andamento da Ripple com a SEC. Portanto, a MoneyGram não usará XRP para lidar com acordos internacionais até que o litígio da SEC seja resolvido.

Em seu relatório de previsão trimestral, a MoneyGram disse que não espera se beneficiar do Ripple no trimestre atual devido à situação atual. A empresa escreveu: “Além disso, a empresa não está planejando nenhum benefício das taxas de desenvolvimento de mercado da Ripple no primeiro trimestre”.

Ripple e alguns de seus executivos estão enfrentando ações judiciais da Securities and Exchange Commission por emitir e vender títulos na forma de tokens XRP. De acordo com a SEC, a empresa de pagamentos blockchain emitiu e vendeu títulos não registrados para o público em geral.

A MoneyGram acrescentou que “Devido à incerteza em relação ao litígio em andamento com a SEC, a Empresa suspendeu a negociação na plataforma da Ripple. No primeiro trimestre de 2020, a Empresa percebeu um benefício de despesa líquida de $12,1 milhões com as taxas de desenvolvimento do mercado Ripple”

A suspensão do Ripple na MoneyGram provavelmente afetará os ganhos da empresa global de serviços de transferência de dinheiro no primeiro trimestre. A empresa disse: “Com base na combinação desses fatores, a empresa prevê reportar um EBITDA ajustado de aproximadamente $50 milhões no primeiro trimestre de 2021”.

A colaboração entre a Ripple Labs e a MoneyGram começou há três anos, quando a empresa de serviços de transferência de dinheiro integrou o XRP em seu sistema de pagamento. Ripple e MoneyGram firmaram uma parceria um ano depois. A parceria viu as duas empresas trabalharem em pagamentos transfronteiriços e liquidações de câmbio usando ativos digitais.

A Ripple impulsionou a parceria com um investimento de $50 milhões em novembro de 2019, dando a ela uma participação de 10% na MoneyGram. No entanto, a Ripple posteriormente vendeu $15 milhões de suas ações na MoneyGram em dezembro de 2020.

A MoneyGram não é a única instituição financeira a reagir aos problemas contínuos de Ripple com a SEC. Diversas bolsas de criptomoedas suspenderam a negociação XRP ou retiraram a moeda de suas plataformas. Embora a ação judicial inicialmente tenha levado à queda do preço de XRP, a moeda se recuperou principalmente nos últimos meses e está sendo negociada acima de $0,5 na maioria das bolsas.