MoneyGram adota Ripple em projeto piloto para transferências internacionais de dinheiro

MoneyGram adota Ripple em projeto piloto para transferências internacionais de dinheiro

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O serviço de transferência de dinheiro internacional MoneyGram anunciou que adotará o token XRP da Ripple no seu sistema de pagamentos, com o objetivo de aumentar a velocidade e reduzir o custo dos pagamentos transfronteiriços.

Ripple e MoneyGram – o segundo maior fornecedor de transferências de dinheiro do mundo – fizeram o anúncio na quinta-feira, explicando que as duas empresas se associariam para lançar o programa piloto aberto para aumentar a eficiência dos processos internos da empresa baseada em Dallas.

“O problema dos pagamentos não apenas afeta os bancos, mas também afeta empresas como o MoneyGram, que ajudam as pessoas a ganhar dinheiro com as que lhes interessam”, disse Brad Garlinghouse, diretor executivo da Ripple. “Ao usar um recurso digital como o XRP que se instala em três segundos ou menos, nossos clientes podem mover dinheiro tão rapidamente quanto a informação”.

O MoneyGram integrará o XRP através do produto de liquidez sob demanda xRapid, Ripple que fornece às instituições financeiras liquidação em moeda estrangeira em tempo real.

“A Ripple está na vanguarda da tecnologia blockchain e estamos ansiosos para usar o xRapid”, disse Alex Holmes, diretor executivo da MoneyGram. “Esperamos aumentar a eficiência e melhorar os serviços aos clientes da MoneyGram”.

A notícia é significativa para o Ripple, uma startup com sede em São Francisco, que convenceu inúmeras instituições financeiras para testar sua rede de blocos corporativos (RippleNet), mas viu algumas dessas empresas adotar a própria moeda XRP.

Devido à falta de adoção do token XRP, muitos analistas criticaram o recente aumento dos preços da XRP, que em um ponto tornou o co-fundador da Ripple, Chris Larsen, a oitava pessoa mais rica do mundo.

“E para ser claro”, o Garlinghouse de Ripple adicionou em um tweet talvez dirigido a esses críticos, o “anúncio MoneyGram é um passo em uma maratona à frente para realmente fazer da XRP a solução de liquidez global para provedores de pagamento e bancos”.

Recentemente, Garlinghouse afirmou que pelo menos três grandes empresas de transferência de dinheiro adotarão o XRP em 2018, dos quais o MoneyGram é provavelmente o primeiro.

O preço XRP aumentou nas notícias, aumentando mais de 11%, marcando US$ 2,17 durante a negociação intradiária.