Monero, a criptomoeda do momento: segura, privativa e não-rastreável

Monero, a criptomoeda do momento: segura, privativa e não-rastreável

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

monero

Nem mesmo bitcoin é anônima o suficiente para alguns usuários da rede DARKNET.

Durante muitos anos, o bitcoin havia sido a principal escolha como método de pagamento para as pessoas que compram e vendem drogas e outros itens ilegais na rede DARKNET. Mas ela apresenta um problema: bitcoin é “pseudo-anonima”, isso quer dizer que ela permite que as pessoas comprem qualquer item com um certo grau de privacidade, mas está configurada de modo que cada transação seja rastreável pela blockchain, ou seja, não é exatamente ideal caso alguém queira total privacidade e que ninguém descubra sobre seus hábitos online.

Mas agora há uma alternativa. Na segunda-feira, o site AlphaBay o maior mercado on-line de itens ilegias da rede DARKNET  anunciou no Reddit que a plataforma estará adicionando suporte para uma criptomoeda super-anônima chamada Monero começando em 1º de setembro.

Então, o que é Monero? A primeira coisa a dizer é que ao contrário da maioria dos outros rivais da bitcoin, Monero não foi construída usando o próprio código do bitcoin. Em vez disso, ele é baseado em um protocolo chamado CryptoNote. Enquanto a Monero compartilha semelhanças com o  bitcoin, como mineração e uma blockchain como mecânica do núcleo, ela tem algumas grandes diferenças que ajudam seus usuários a manter seu anonimato completo online, pelo menos de acordo com os defensores da moeda.

Usuários do bitcoin muitas das vezes, usam um único endereço de carteira, e todas as operações ligadas a este endereço são visíveis por qualquer pessoa. Em contraste, a Monero cria endereços únicos para cada transação com um “viewkey” privado, que só permite que o receptor, e quem eles dão a viewkey possam acessar as informações da transação. 

Se a Monero decola em AlphaBay, o uso generalizado nos mercados anônimos da DARKNET poderá fazer com que haja mais investimentos e cresça o número de usuários de Monero. Na verdade, a Alphabay ao anunciar a aceitação da cryptomoeda Monero declarou: “Esperamos que isso cause um aumento no preço, por isso, se você é um investidor, agora é a hora de comprar Monero.”

Fonte: Reddit.com