MIT lança projeto que cria e valida certificados acadêmicos utilizando o Bitcoin e sua tecnologia

MIT lança projeto que cria e valida certificados acadêmicos utilizando o Bitcoin e sua tecnologia

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em junho o MIT Media Lab testou a autenticação de certificação usando a blockchain do Bitcoin. Depois de trabalhar em pesquisa e desenvolvimento por mais de um ano, a organização da instituição de ensino lançou um padrão aberto para certificados acadêmicos digitais chamado Blockcerts.

mit-lanca-blockcerts-certificacao-usando-bitcoin
Imagem: Bitcoin News

O Blockcerts permite a certificação imutável para qualquer um

mit-media-lab-blockcerts-blockchain

Blockcerts é um projeto do MIT Media Lab utilizando a tecnologia blockchain do Bitcoin para um tipo de reconhecimento de firma digital. Desenvolvedores disseram que a plataforma também permite que o sistema de credenciamento descentralizado, o aplicativo de código aberto, possaser usado para “credenciamento acadêmico, profissional e força de trabalho.” O Blockcerts mantém suas bases como uma aplicação de software aberto que permite que qualquer indivídu tenha o controle de suas credenciais com um método imutável.

Ao colocar a sua aplicação na blockchain do Bitcoin, o projeto cria uma nova infra-estrutura de confiança, pois o protocolo do Bitcoin remove a dependência de uma terceira arbitragem partido que é impermanente e cheio de complicações. O MIT Media Lab explicou a blockchain do Bitcoin substitui entidades centralizadas com uma “infra-estrutura permanente e à prova de falsificação de confiança.”

Além disso, a contabilidade digital é totalmente transparente, e os dados podem ser compartilhados entre o público para fins de verificação. Isso dá a indivíduos seu próprio notário pessoal, bem como a capacidade de controlar seus registros oficiais. O website Blockcerts explica:

“Blockcerts é o padrão aberto para certificações com blockchain – Crie aplicativos que criam, e verificaram certificados baseados na blockchain dentro de credenciamento acadêmico, certificações profissionais, e desenvolvimento da força de trabalho.”

A tecnologia Blockchain pode reproduzir métodos de Certificação jamais vistos antes

A equipe de pesquisa: Juliana Nazaré, J.Philipp Schmidt, e Kim Hamilton Duffy tinham escrito vários artigos sobre o assunto, levando ao lançamento. O artigo de Schmidt propôs que a tecnologia poderia replicar como a certificação ocorreu no passado. Em históricas vezes “jornaleiros tinha uma verificação realizada em torno de seus livros de selos e referências”, explicou Schmidt. Com a tecnologia de contabilidade distribuída disponível para qualquer pessoa, as pessoas podem aproveitar a blockchain do Bitcoin para fins de registro.

“Usando a forte criptografia blockchain, agora é possível criar uma infra-estrutura de certificação que nos coloca no controle do registro completo de nossas conquistas e realizações. Vai permitir-nos a partilhar um grau digital com um empregador ao dar ao empregador completa confiança de que o grau era de fato concedido à pessoa  apresentanda “, disse Schmidt.

O projeto do MIT Media Lab já implementou algumas instâncias de verificação do certificado digital baseada em blockchain. Em outubro de 2015, o grupo emitiu certificados aos alunos Mídia Lab que participaram 30º aniversário do Lab. A organização “Learn Machine” também emitiu certificados de RH para os seus funcionários. A Workshop Global Entrepreneurship Bootcamp do MIT em Seul, Coreia do Sul março 2016 publicou sua verificação digital usando o sistema. Por último, o Laboratório para la Ciudad emitiu certificados digitais aos participantes do workshop na Cidade do México, em setembro de 2015. Entenda no esquema abaixo (em inglês), como funciona a tecnologia:

tecnologia-blockcerts-do-mit

Via: News Bitcoin
Adaptação e Tradução: Guia do Bitcoin