MIT: 2019 é o ano em que a blockchain vai ser “comum”

MIT: 2019 é o ano em que a blockchain vai ser “comum”

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 14 junho 2021

Um relatório publicado pela MIT (Massachusetts Institute of Technology), diz que 2019 vai ser o ano em que a blockchain vai se tornar comum.

O artigo oferece um review sucinto sobre a visão da entidade em relação à blockchain. O artigo, que usa o termo “entediante” para descrever o que a blockchain vai se tornar, diz que a tecnologia era uma suposta perturbação do sistema financeiro tradicional. Porém, com a queda vertiginosa de 2018, muito sobre a blockchain esfriou, pelo menos para o público comum.

Porém, apesar do menor interesse dos investidores finais, o artigo ressalta que muitos projetos inovadores usando a blockchain ainda estão vivos e próximos de atingirem seu objetivo. Com diversas grandes corporações com planos para lançar produtos com foco na blockchain, 2019 está para ser o ano em que a tecnologia de Blockchain finalmente se transformará em algo normal.

Como um exemplo da iminente transformação do setor, o artigo cita a entrada de grandes nomes de Wall Street como o Intercontinental Exchange, dono da New York Sotck Exchange (NYSE), com o tão aguardado Bakkt.

Mesmo com a hype da blockchain diminuindo, a sua oferta de infraestrutura para criptomoedas é um pilar para garantir que o criptomercado se torne mainstream. Outro fator que aproxima a blokchain da realidade comum é o aprimoramento dos contratos inteligentes que podem ser usados em diferentes contextos legais.

Porém, a normalização da blockchain pode mudar completamente os ideais que criaram o criptomercado. Cada vez mais os estados e grandes instituições estão entrando no criptomercado, não é à toa que pelo menos 15 bancos centrais estão investindo seriamente em lançar tokens estatais nacionais. Esse número provavelmente vai aumentar, considerando que o uso do dinheiro comum está cada vez menos popular e novos métodos de pagamento e transferências começarão a ser mais explorados.

Veja também: Fortnite adiciona a Monero como opção de pagamento