Ministros da UE farão reunião para discutir o futuro das criptomoedas

Ministros da UE farão reunião para discutir o futuro das criptomoedas

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A cripto-comunidade está ansiosa, mas principalmente esperançosa, pelo resultado de uma reunião que irá acontecer em Viena, entre os ministros das finanças da União Européia no dia 7 de setembro. Os ministros de 28 países membros da UE se reunirão para debater as criptomoedas e suas implicações na zona do euro

Outro assunto importante que será abordado nessa reunião é sobre as medidas que devem ser tomadas acerca da regulamentação desse novo mercado afim de garantir que as criptomoedas não representem uma ameaça à economia.

Segundo a Bloomberg, os estados da UE pretendem discutir sobre como as criptomoedas são usadas para lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e evasão fiscal. Eles também falarão sobre características das criptomoedas e a necessidade de transparência no setor.

Até o momento o governo austríaco, que atualmente detém a presidência rotativa da UE, não comentou a matéria da Bloomberg.

Governos

A China foi um dos primeiros países a tomar duras medidas para frear a crescente euforia em torno dos ativos digitais. Mas por outro lado, há países como o Japão, Malta e as Ilhas Virgens Britânicas, que adotam posturas mais favoráveis, tornando-se verdadeiros refúgios seguros para a economia digital.

Em diversos momentos essa nova classe de ativos foi denominada como uma bolha, com muito analistas acreditando que toda essa agitação em torno do Bitcoin, é apenas o medo e a ganância dos especuladores, sendo assim os governos de todo o mundo ainda não acreditam ou não querem acreditar, que a blockchain e as criptomoedas, na verdade facilita o pagamento transfronteiriço sem haja qualquer interferência de um órgão regulador central.

Vale destacar que em um relatório publicado em junho, o Comitê de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu afirmaram que as criptomoedas não desafiarão o poder econômico dos bancos centrais.

A Comissão Europeia, tem monitorado de perto tudo que tem acontecido no cripto-universo e tem buscado colaborar com outras indústrias para implantar uma regulamentação.

Guia do Bitcoin