Ministro de Malta esclarece situação da Binance no país

Ministro de Malta esclarece situação da Binance no país

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 07 setembro 2020

Recentemente a Binance foi atingida por uma série de acusações sobre a sua regularidade. A Autoridade de Serviços Financeiros de Malta declarou recentemente que a Binance não possui “licença para atuar no país”. Isso fez com que muitas pessoas questionassem a legalidade da Binance e até mesmo todas as alegações que ela fez até hoje sobre a sua base de operações.

Nas últimas semanas Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance, vem tentando amenizar as preocupações e as notícias negativas sobre o caso, afirmando que a notícia da “ilegalidade da Binance” era uma combinação de fatos verdadeiros, informações erradas e FUD (Medo, Incerteza e Dúvida, em inglês).

O site Cointelegraph foi atrás de mais informações sobre esse caso para tentar esclarecer qual é a posição do país em relação à Binance e a relação da regulamentação de Malta com as criptomoedas.

Em entrevista para o site, o Ministro de Serviços Financeiros e Economia Digital de Malta, Bartolo Clayton, reafirmou que a Binance nunca teve uma licença na jurisdição do país:

“Como informado pela Autoridade de Serviços Financeiros de Malta (MSFA), que é um corpo autônomo e não é uma entidade estatal, até o momento da escrita deste texto a Binance nunca teve a posse de uma licença oficial da MSFA. Esse aviso já foi até mesmo corroborado por Changpeng Zhao, CEO da Binance, em seu Twitter pessoal.”

O ministro também procurou esclarecer as noções de que Malta estaria recuando da sua posição permissiva e positiva em relação às operações de criptomoedas.

 

Como comprar Bitcoin no Brasil | Guia Completo

 

“No entanto, isso NÃO QUER dizer que o governo, de uma forma ou de outra, tenha introduzido uma regulamentação mais rígida em relação ao criptomercado, é apenas uma autoridade afirmando fatos.”

O ministro explicou ainda que Malta continua querendo seguir na vanguarda da adoção da tecnologia de blockchain em todo o mundo.

“O governo de Malta está comprometido em consolidar a blockchain junto de outros setores de nicho. É a crença do governo maltês de que a sinergia entre esses setores emergentes deve ser explorada e encorajada para podermos colher seus benefícios. Além disso, o Governo de Malta está optando por uma estratégia mais abrangente e holística para os serviços digitais, serviços financeiros e inovadores em Malta. Mais detalhes sobre essa nova estratégia serão revelados nos próximos meses.”

Segundo o CZ, a notícia de que a Binance não tem licença de operar em Malta “não deveria ser nenhuma novidade”. Ele afirmou que a Binance sempre foi assim, funcionando com entidades reguladoras em todo o mundo e de forma descentralizada.

No entanto, no passado a Binance havia informado que a sua sede era em Malta. Agora, novas informações apontam para as Ilhas Cayman como o “quartel general” da corretora.

Veja também: Robert Herjavec: “Bitcoin vai quintuplicar no longo prazo”

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: