Mineradores iranianos de Bitcoin terão acesso especial à eletricidade

Mineradores iranianos de Bitcoin terão acesso especial à eletricidade

By - min. de leitura
Imagem de uma central eléctrica

O governo iraniano concedeu aos mineradores de criptomoedas acesso exclusivo à eletricidade de três usinas de energia no país

O governo iraniano tem intensificado os esforços para garantir que a mineração e o comércio de criptomoedas se tornem muito favoráveis ​​no país. O recente desenvolvimento feito nesta frente é conceder aos mineradores de Bitcoin acesso exclusivo a três usinas de energia no país.

O anúncio foi feito por Mohsen Tarztalab, diretor-gerente da empresa estatal de energia elétrica Thermal Power Plant Holding (TPPH). Ontem, Tarztalab disse a uma agência de notícias local que o governo instalou o equipamento necessário nas usinas de Ramin, Neka e Shahid Montazeri.

Após a implantação das instalações, a TPPH, responsável pelo desenvolvimento e operação das usinas termelétricas, começará a licitação dos três empreendimentos. Tarztalab acrescentou que os documentos para o projeto seriam carregados no site SetadIran.ir muito em breve.

De acordo com Tarztalab, criar fontes estáveis ​​de receita tem sido um dos principais objetivos da indústria de eletricidade no Irã nos últimos anos. No entanto, devido aos aumentos de preços e à necessidade de fornecer eletricidade constante aos assinantes, houve uma grande lacuna entre as receitas e despesas na indústria de eletricidade iraniana. Portanto, fornecer acesso exclusivo à eletricidade para as mineradoras de Bitcoin, é algo que a empresa estatal de energia está procurando para gerar receita.

Tarztalab afirmou que “A venda de eletricidade a mineradores de criptomoedas é uma das formas para ganhar dinheiro no setor elétrico”. Acrescentou que as leis e regulamentos, elaborados pelo Ministério da Energia, permitem que a concessionária estatal aloque algumas de suas usinas para fins de mineração de criptomoeda.

Sem detalhes sobre a produção de eletricidade

No momento, o TPPH ainda não revelou quanta eletricidade será produzida ou alocada para a mineração de criptomoedas dessas três usinas. No entanto, Tarztalab esclareceu que os mineradores de criptomoedas só receberiam o excesso de energia das turbinas de expansão, construídas nas três usinas. Ele explicou que isso ocorre porque as turbinas a serem construídas consumirão apenas gás natural e não combustíveis líquidos, como o gasóleo. O gás natural queima mais limpo em comparação com o carvão, acrescentou.

O Ministério da Indústria, Minas e Comércio do Irã emitiu mais de mil licenças para mineradores de criptomoedas. No entanto, nem todas as fazendas de mineração licenciadas estão atualmente em operação no país. O governo também fornecerá maior capacidade de energia para cada fazenda de mineração, com cada uma das 14 licenças emitidas em julho obtendo uma capacidade de 300 megawatts.