As mineradoras de Bitcoin afetam o preço da Moeda?

As mineradoras de Bitcoin afetam o preço da Moeda?

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Uma pesquisa recente focou nos dados sobre a mineração de Bitcoin. Porém, ao invés de focar no básico sobre EH/s e quantidade minerada, o foco foi observar o fluxo de Bitcoins das mineradoras para as exchanges. As informações são do site Bitcoinist.

Houve picos claros, como esperado, quando grandes grupos de mineração liquidaram os seus ganhos, mas a correlação não é tão forte quanto muitos esperariam.

Além disso, é claro que cada vez mais as mineradoras estão focando em guardar suas criptomoedas.

Naturalmente, quando uma grande quantidade de qualquer ativo entra no mercado, seus preços serão afetados. De acordo com o TokenAnalyst, houve correlações claras entre o fluxo do pool de mineração e as taxas de câmbio e os preços do Bitcoin.

As descobertas também sugerem que alguns pools de mineração optaram por liquidar em operações no mercado de balcão (Over the Counter em inglês e OTC na sigla original), em oposição às corretoras este ano. Isso lhes daria uma taxa melhor sem os spreads e comissões, mas poderia distorcer os resultados de estudos como este.

“A Antpool não enviou nenhuma criptomoeda para as corretoras de valores em 2019, o que parece indicar que todas as suas liquidações foram realizadas em mercado OTC.”

O observador da indústria ‘Ceteris Paribus’, que se aprofundou nos dados, observou que os mineradores de bitcoin estão segurando mais de seu estoque este ano ou estão sendo cada vez mais vendidos em mercados OTC.

https://twitter.com/ceterispar1bus/status/1193513927596036097

Apesar do menor fluxo para as corretoras, a Huobi é a principal exchange para aqueles que usam esse método, e as bolsas asiáticas geralmente dominam essa fatia de consumidores. Provavelmente isso acontece porque a maioria das pools de mineração se encontram na China e outros países asiáticos com energia barata.

“No entanto, parece que mais está sendo movimentado através de OTC (ou mineiros segurando mais) em 2019… Com ~ 657.000 minerados por ano,  temos ~ 270.000 para essas pools de mineração. Desse modo, 2019 está no caminho de cerca de 8.500 BTC vendidos através de corretoras (3% do que foi minerado). ”

Veja como comprar Ethereum no Brasil de forma Fácil!

A partir desses números, não é possível concluir diretamente que os pools de mineração tenham uma forte influência nos preços do Bitcoin.

Outra pesquisas da Clain.io concorda que, em casos recentes, a interação entre mineradoras e corretoras de Bitcoin não foi significativa o suficiente para influenciar os movimentos de preços em larga escala.

“Como estávamos curiosos para encontrar algum apoio à crença comum de que a ação do preço do BTC é impulsionada pelo comportamento das mineradoras, os dados reais de fato revelaram que a correlação não é estatisticamente significativa”.

Curiosamente, também concordando com as descobertas do TokenAnalyst, o saldo agregado mantido pelos mineradores de Bitcoin aumentou, o que implica que eles estão se holdando durante o ano de 2019.

“Também estimamos o saldo agregado dos pools de mineração – a diferença entre a produção de Bitcoin e as transferências para as corretoras. Os dados indicam um forte crescimento nas reservas de pools de mineração, apesar dos movimentos dramáticos de preços no Bitcoin.”

Como no passado, os pools de mineração tentarão cronometrar os mercados para maximizar seus lucros. Com os preços do bitcoin atualmente, 35% abaixo da alta deste ano, é provável que a mentalidade de poupança continue até o rali do pré-halving que é esperado para o primeiro trimestre de 2020.

Veja também: Halving do Litecoin trouxe mais problemas para a rede, Bitcoin precisa tomar cuidado?

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: