Milhares de Bitcoins são apreendidos em operação nos EUA

Milhares de Bitcoins são apreendidos em operação nos EUA

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Conforme declaração do Departamento de Justiça dos EUA, uma  grande operação no país resultou na apreensão de US $ 20 milhões em criptomoedas e na prisão de 35 pessoas. Esta foi a primeira operação desse tipo a ser realizada em todo o país. Os suspeitos são acusados ​​de vender produtos ilegais na “dark web”.

Os agentes trocaram dólares americanos por criptomoedas na dark web, o que nos EUA é caracterizado como lavagem de dinheiro. As autoridades em todo o país abriram 90 investigações a partir de informações obtidas dessa maneira. As apreensões e prisões foram o resultado de quatro semanas de trabalho e aproximadamente 100 ações de fiscalização.

Bitcoin em Baixa, hora de comprar

Também foram apreendidos US $ 3,6 milhões em moeda fiduciária e barras de ouro, aproximadamente 100 armas de fogo, grandes quantidades de drogas e dispositivos para mineração de Bitcoin.

As autoridades conseguiram associar aproximadamente 50 criminosos as carteiras anonimas de criptomoedas usadas por ele, apesar de usarem tecnologia anônima para realizar as transações.

A informação menciona várias ocasiões em que drogas foram vendidas por criptomoedas. Por exemplo, dois indivíduos que moravam em Maryland são acusados ​​de fabricar Xanax e vendê-lo por Bitcoin na dark web, e então usar as criptomoedas em transações financeiras normais, caracterizando assim, lavagem de dinheiro. Destes homens, o governo apreendeu “mais de US $ 5 milhões, mais a quantidade de 4 mil Bitcoins, que as autoridades acreditam ser o produto da venda de drogas ilegais, duas residências e um veículo usado para facilitar a distribuição das drogas”.

Em outro caso, US $ 437.000 em criptomoedas (Bitcoin, Ethereum e Komodo) foram apreendidos de um indivíduo que supostamente estava vendendo drogas ilegais em Ohio.

A investigação está em andamento e envolve vários departamentos do governo dos EUA, o Departamento de Justiça, Imigração e Alfândega, o Serviço Secreto, o Serviço de Inspeção Postal e a Agência Antidrogas.

O procurador-geral Rosenstein disse: “Criminosos que acham que estão seguros na dark web estão errados. Podemos expor suas ações e estamos determinados a levá-los à cadeia.”

O agente especial, James J. Hunt, declarou: “A darkweb abre as portas dos criminosos para nossas casas e dá acesso ilimitado ao comércio ilegal, a polícia está tomando medidas para identificar e prender os envolvidos.”

Fonte