Microsoft anuncia o Azure Blockchain Services

Microsoft anuncia o Azure Blockchain Services

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Microsoft está aos poucos oferecendo os serviços de blockchain para seus clientes. Durante o último ano ela vem lançando novas ferramentas para os usuários da Azure, começando com um kit de desenvolvimento de blockchain e o Azure Blockchain Workbench. Hoje, a companhia mostrou ainda estar muito interessada na blockchain.

Hoje, antes de sua conferência de desenvolvedores de Build, a Microsoft anunciou que está dando um passo adiante ao lançar o Azure Blockchain Services, um serviço totalmente gerenciado que permite a formação, o gerenciamento e a governança de redes blockchain de consórcio.

NADA Este é um serviço corporativo destinado a ajudar as empresas a criar aplicativos com base na tecnologia blockchain. Um serviço conhecido como BaaS e que está ficando cada vez mais comum no mercado atual. Ele é integrado ao Azure Active Directory e oferece ferramentas para adicionar novos membros, definir permissões e monitorar a integridade e a atividade da rede.

O primeiro ledger de suporte é o Quorum do JP Morgan. “Como ele é baseado no popular protocolo Ethereum, que tem a maior comunidade de desenvolvedores blockchain do mundo, o Quorum é uma escolha natural”, escreveu o diretor de tecnologia do Azure, Mark Russinovich, no anúncio de hoje. “Ele também é integrado com um rico conjunto de ferramentas de código aberto, ao mesmo tempo que oferece suporte a transações confidenciais – algo que nossos clientes corporativos exigem.”

Para iniciar essa integração, a Microsoft fez uma parceria próxima com a JP Morgan.

O serviço gerenciado é apenas uma parte deste pacote, no entanto. A Microsoft também lançou hoje uma extensão do Visual Studio Code para ajudar os desenvolvedores a criar contratos inteligentes.

A extensão permite que os usuários do Visual Studio Code criem e compilem contratos inteligentes com protocolo Ethereum e os implantem em outros na cadeia pública ou em uma rede de consórcio no Azure Blockchain Service. O código é gerenciado pelo DevOps do Azure.

A criação de aplicativos para esses contratos inteligentes também ficará mais fácil graças às integrações com o Logic Apps and Flow, os dois serviços de integração de fluxo de trabalho da Microsoft, bem como as Funções do Azure para o desenvolvimento orientado a eventos.

Veja também: PAX é a primeira stablecoin integrada à Blockchain Wallet