Microsoft avisa usuários cripto sobre um malware do sistema operacional Windows

Microsoft avisa usuários cripto sobre um malware do sistema operacional Windows

By Sam Grant - min. de leitura
A imagem de uma tela de computador mostrando malware

A empresa multinacional de tecnologia Microsoft enviou alertas para usuários de criptomoeda após detectar um malware direcionado a indivíduos que usam seu sistema operacional proprietário Windows

De acordo com o gigante da tecnologia com sede em Washington, o malware é projetado para obter acesso ao sistema e roubar dados financeiros. Apesar de sua enorme popularidade, o Microsoft Windows foi frequentemente criticado em seus primeiros dias pela falta de segurança sólida em comparação com outros sistemas operacionais como o macOS.

O Microsoft Windows recebe mais ataques contra ele do que outros sistemas operacionais, em média. Isso explica por que ele foi atualizado com mais recursos de segurança inerentes com frequência ao longo dos anos.

A equipe de segurança da Microsoft comunicou a mensagem aos investidores de criptomoeda que usam o Windows por meio de um tópico do Twitter. O malware, apelidado de Anubis, foi identificado pela primeira vez em junho, mas não estava sendo distribuído ativamente na época.

Os tweets dizem: “Um novo malware para roubo de informações que vimos pela primeira vez sendo vendido no submundo do crime cibernético em junho agora está distribuído ativamente. O malware é chamado de Anubis e usa código bifurcado do malware Loki para roubar informações do sistema, credenciais, detalhes de cartão de crédito, carteiras de criptomoeda.

A Microsoft confirmou que, embora o nome do novo malware coincidisse com o de um malware bancário do Android, os dois não eram relacionados. De acordo com a equipe do MSI, o malware aparentemente tem uma pequena variedade de alvos.

O Anubis é implantado no que parece ser limitado, campanhas iniciais que até agora usaram apenas poucos URLs de download conhecidos e servidores C2”, continuou o tópico.

A MSI também relatou que o malware é gerenciável e os usuários do Windows podem parar o ataque de malware usando o componente anti-malware embutido, o Microsoft Defender.

O Microsoft Defender ATP detecta o novo malware como PWS: MSIL/Anubis.G! MTB”, confirmou a MSI.

A equipe de proteção contra ameaças da Microsoft acrescentou que continuará a rastrear o malware para garantir que os usuários do Windows permaneçam completamente seguros. Embora o ataque de malware seja administrável, ele serve como um lembrete aos usuários de criptomoeda para manter seus ativos digitais e outros detalhes financeiros com segurança.