Mercado responde de forma morna ao halving do Litecoin

Mercado responde de forma morna ao halving do Litecoin

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 07 julho 2020

Hoje, dia 5 de agosto, o Litecoin passou pelo halving da sua recompensa de mineração. Infelizmente para os especuladores que estavam aguardando uma grande alta, o mercado respondeu de forma bem morna ao halving do Litecoin.

Assim como acontece com o Bitcoin, a recompensa por bloco do Litecoin cai pela metade a cada 4 anos, mais ou menos.

A ideia é que isso crie escassez, o que ajuda bastante na valorização de uma moeda, mas também é importante para a segurança e incentivo da rede.

Na manhã desta segunda-feira, a blockchain do Litecoin atingiu o bloco 1.680.000, ponto gatilho para o halving, que derrubou a recompensa de 25 LTC por bloco para 12.5 LTC.

Porém, como é possível notar em agregadores de preço como o CoinMarketCap, o efeito do halving não foi tão evidente. Próximo do horário em que o bloco estipulado foi atingido, o LTC chegou a ser cotado próximo dos $105.

Durante e depois a diminuição da recompensa, a cotação do Litecoin teve uma leve correção e em pouco tempo a moeda voltou a perder o valor que tinha ganhado durante o dia.

No momento de escrita deste artigo o Litecoin estava sendo cotado a $98,40, demonstrando uma alta de cerca de 6% em relação às últimas 24 horas.

Como notado pelo site Crypto Briefing, o fundador da Litecoin Foundation, Franklyn Richards, comentou sobre o efeito do halving no mercado atual.

De acordo com Richards, a cotação não pulou de repente porque o mercado já vem cotando o halving nos últimos meses.

Ou seja, o rally que teria acontecido hoje, foi na verdade distribuído durante todo o ano.

O preço do Litecoin aumentou constantemente, graças aos compradores antecipando ganhos adicionais. Desde o início do ano, o LTC aumentou de $20 em janeiro para $140 no final de junho. Um aumento de mais de 300%.

Mas é importante notar neste movimento que temos uma demonstração de que nenhum ativo se torna automaticamente mais valioso assim que se torna mais escasso.

Essa é uma análise bem interessante, principalmente considerando que o halving do Bitcoin acontece no ano que vem.

“As pessoas perceberam logo após o primeiro halving que a diminuição da recompensa por bloco não adicionou nada à rede por si só”, disse Richards.

O corte da recompensa pode até tornar o Litecoin mais escasso, mas tem pouco valor intrínseco.

Veja também: Após série de quedas, Bitcoin fecha em alta pela primeira vez em três semanas

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: