Mercado de criptomoedas será mais regulado e mais seguro, diz analista

Mercado de criptomoedas será mais regulado e mais seguro, diz analista

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

bilionário mike novogratz

Em uma participação na SALT Conference em Las Vegas, Michael Novogratz, co-fundador e CEO da Galaxy Investment Partners LLC e da Bitcoin influencer, falou com a Bloomberg sobre o mercado de criptomoedas e o Bitcoin.

Ao falar sobre roubos, Novogratz disse que a contratação de especialistas em segurança e a implementação de regulamentos têm que ser o primeiro passo para melhores projetos. Novogratz declarou que, empresas de nível mundial como Fidelity, New York Digital Investment Group [NYDIG] e Anchor, desenvolvendo soluções de custódia de criptomoeda, desperta a confiança entre as instituições.

No caso da Bitfinex, que estava registrando uma margem de lucro de 97%, ele conversou com o CEO e o convenceu a “diminuir sua margem e gastar mais em infraestrutura”. Ele comparou os recursos de segurança da Coinbase e seu método de interação com os reguladores.

“O futuro será mais regulado, mais seguro e mais institucionalizado (sic).”

Novogratz destacou a pronta resposta da Binance ao hack, elogiando o fato de que ninguém perdera nenhum dinheiro porque Binance tinha fundos para pagar seus investidores. Ele explicou que, devido ao risco que envolve as plataformas o dinheiro pode ser “perdido”, as exchanges mantêm uma pequena parte das criptomoeda em uma carteira que pode ser acessada por hackers, o que pode ser garantido pelo seguro. Ele observou que esses atos de furto são,

“Não é bom para o mercado. Precisamos de mais transparência e mais profissionalismo”.

De acordo com Novogratz, tem muita gente entrando no mercado de criptomoedas, por conta do Facebook. Para ele se o Facebook decidir entrar nas criptomoedas, isso terá um grande impacto no mercado.

Em outro momento da conferência SALT 2019 em Las Vegas, Novogratz falou sobre um dos maiores críticos do Bitcoin, o economista Nuriel Rubini. O defensor do Bitcoin desafiou o economista: 

O perdedor na disputa terá que reconhecer a vitória do adversário, vestindo uma camiseta com uma certa inscrição.

“Bitcoin alcançou $6000. Se ainda estiver acima dessa marca até o Natal, você estará vestindo uma camiseta “Eu amo Bitcoin”. Se não, usarei uma camiseta com a inscrição “Nuriel estava certo”, sugeriu Novograz.

Nouriel Roubini optou por se afastar da discussão, dizendo que ele era indiferente ao Bitcoin. Ele ressaltou que ainda acredita que as criptomoedas não podem competir com os sistemas tradicionais de pagamento.

“Eu nunca vi uma indústria com tal nível de manipulação. Realidade: Criptomoedas não são moedas por natureza. Se os bancos fizerem milhares de transações por segundo, então, com a ajuda do BTC, você poderá fazer apenas algumas transferências no mesmo período de tempo” , disse o crítico.

Mike Novograts, por sua vez, lembrou a seu oponente que o Bitcoin está ganhando popularidade não apenas entre os investidores de varejo, mas também entre os representantes de grandes corporações.

“As pessoas em todo o mundo consideram o Bitcoin um ativo legítimo para armazenar valor. A disputa acabou, o Bitcoin venceu”, concluiu Novogratz.

Leia mais: PayPal diz não estar interessado na blockchain por enquanto