Meio bilhão de pessoas está minerando criptomoedas agora sem nem saber disso

Meio bilhão de pessoas está minerando criptomoedas agora sem nem saber disso

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

A empresa por trás do programa de bloqueio de anúncios, Adguard, analisou os 100.000 sites mais populares no Alexa Rank em busca de scripts de mineração via navegadores. Eles descobriram que mais de 500 milhões de pessoas mineram criptomoedas sem ideia de que estão fazendo isso. Cada site que usa o script gerou US$43.000 nas três semanas que durou o estudo.

Anúncios ou Processamento?

A Adguard, dona de um programa de bloqueio de anúncios com o mesmo nome, recentemente analisou sites que usam scripts de mineração de criptomoedas através dos navegadores de seus usuários. Os 100.000 sites mais bem classificados pela Alexa foram inspecionados. O co-fundador e o diretor de tecnologia, Andrey Meshkov, divulgou as descobertas de sua empresa na quinta-feira.

“Nós procuramos pelos códigos da Coinhive e JSEcoin, as soluções mais populares para a mineração via navegadores atualmente”, escreveu Meshkov. A análise revelou que 220 desses sites usavam scripts de mineração. Os quatro países mais visados ​​são os EUA, Índia, Rússia e Brasil.

Meshkov detalhou:

“Encontramos 220 sites que mineram [criptomoedas] quando um usuário abre sua página principal, com uma audiência agregada de 500 milhões de pessoas. Essas pessoas vivem em todo o mundo; Existem sites com usuários dos EUA, China, países da América do Sul e da Europa, Rússia, Índia, Irã … e a lista continua.”

Substituindo anúncios por mineração invasiva

Adguard estimou que cada site que executa o script de mineração ganhou cerca de US$43,000 durante as três semanas que o estudo aconteceu. Embora não tenham feito milhões, disse Meshkov, “esse dinheiro foi gerado em três semanas com custo quase zero”.

A maioria dos sites que usam o scripts são “sites de TV e vídeo piratas, rastreadores Torrent e sites pornográficos”, ele descreveu. As plataformas de streaming de vídeo são ideais para a mineração, explicou, “eles possuem uma grande audiência que mantém seu site aberto em seus navegadores por um longo tempo”. O maior motor de busca de torrents, The Pirate Bay, foi recentemente acusado de está usando Coinhive, que também foi encontrado nos sites da Showtime da CBS.

Meshkov sugeriu:

“A maneira ética de um site ganhar dinheiro através dos computadores do público é solicitar primeiro permissão ao usuário e permitir a possibilidade de desativar o script. Na verdade, essa prática poderia tornar a mineração ainda mais ética do que os anúncios. Afinal, ninguém nos pergunta se gostaríamos de ver anúncios em um site.”

Em nota, a Coinhive informou que pede que seus clientes sempre solicitem a permissão de seus usuários para que o script seja processado.

O Guia do Bitcoin testou e estudou o script da Coinhive durante algumas horas e publicou uma matéria ensinando como você pode bloquear o mesmo. Clique aqui caso tenha interesse de ler.

Você trocaria a enxurrada de anúncios e pop-ups por parte do poder de processamento do seu computador? Deixe seu comentário abaixo.

_______________________________________________________________________________

Publicação Traduzida e Editada pelo Guia do Bitcoin
Matéria Original: https://news.bitcoin.com/half-billion-peop…

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/