Mantenha a calma com o Bitcoin, saiba aqui qual a visão dos desenvolvedores

Mantenha a calma com o Bitcoin, saiba aqui qual a visão dos desenvolvedores

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

 

Imagem: Reprodução

Em meio a uma das fases mais turbulentas no debate de escalonamento do bitcoin, a calma e a pressa talvez não pareçam adjetivos que você usaria para descrever os desenvolvedores do bitcoin.

Afinal de contas, agora que um número considerável de mineradores estão executando o Bitcoin Unlimited, um popular (e controverso) software alternativo bitcoin, houve uma “discussão” recente sobre uma potencial bifurcação na rede (o que poderia resultar em duas moedas concorrentes). A comunidade está em frenesi sobre essa possibilidade, com alguns traders liquidando posições  e outros irritados com um ataque pós-fork na velha rede.

No entanto, nem todo mundo acha que um fork vá acontecer.

O colaborador do Bitcoin Core Eric Lombrozo, por exemplo, tem uma visão cética e calma, e alega que a comunidade bitcoin já passou por tudo isso antes.

A idéia por trás dessa convicção é que Bitcoin XT e Bitcoin Classic, outras alternativas controversas de software que tentaram mudar o bitcoin para um novo conjunto de regras, surgiram e diminuíram nos últimos dois anos.

Enquanto os adeptos vêem o Bitcoin Unlimited como o futuro do bitcoin, defendem que o fork o fará como o software principal, já os críticos o vêem como quebrado – uma idéia baseada em dois bugs recentes que temporariamente apagaram alguns de seus nós.

Outros, como Lombrozo, dizem que é simplesmente uma reviravolta em alternativas antigas que ainda não têm impacto nas regras da rede principal de bitcoin.

“Quase dois anos de tentativas hostis de fork. Mesma jogada se repetindo”, disse Lombrozo.

Ele argumentou que essa tentativa de fork não é “tão” diferente de tentativas anteriores, acrescentando:

“A idéia de se mudar o bitcoin por uma jogada de interesse de um grupo, contra outro grupo é fundamentalmente falho. Bitcoin requer mais tática política.

Do outro lado no debate está o cientista chefe da Bitcoin Unlimited Peter Rizun sua opinião é oposta em alguns aspectos. Ele acredita que o bitcoin verá um aumento no tamanho do bloco, tornando o bitcoin competitivo ao crescimento de criptomoedas.

“Na minha opinião, há uma chance de 75% de termos uma atualização para blocos maiores em 2017”, disse ele.

No entanto, Rizun concorda com Lombrozo que não haverá um fork:

“Eu acho que o medo de uma separação na rede blockchain é totalmente exagerada – ninguém quer que isso aconteça, não vai acontecer.”

A ameaça das Altcoins

Outros desenvolvedores tomaram uma postura diferente.

“Acho que há uma forte chance de haver um fork Bitcoin Unlimited”, disse o colaborador anônimo da Bitcoin Core, BTCDrak, à CoinDesk.

Alguns desenvolvedores têm tomado medidas preparatórias, escrevendo códigos que poderiam proteger carteiras.

Até esse ponto, pessoas de ambos os lados disseram que querem um fork e torcem para que aconteça logo e que essa questão acabe logo.

E, de fato, alguns torcedores do Bitcoin Unlimited parecem ter pressa em ver essa mudança.

“Bem, eu certamente não pretendo estipular uma data, estamos no início de 2017, se isso não for feito em 2017, então o dano a longo prazo será irrecuperável”, disse o presidente da Bitcoin Unlimited, Andrew Clifford.

Clifford citou uma ameaça das altcoins, como ethereum ou monero, que segundo ele vai superar o bitcoin se os desenvolvedores não aumentar o parâmetro de tamanho do bloco em breve.

Assim, enquanto alguns argumentam que apenas um bitcoin sobreviverá no caso de um fork, outros têm sugerido que, como a questão é tão incerta, a maioria das pessoas podem não mudar para a nova rede, então o Bitcoin Unlimited será apenas outra criptomoeda.

“Um hard-fork é, por definição, uma altcoin que toda a comunidade decide adotar como uma substituição”, disse o colaborador do Bitcoin Core, Luke Dashjr.

“Como a maioria da comunidade rejeita o Bitcoin Unlimited, é impossível que ele se torne um hard-fork”, afirma.

Ainda assim, a maioria na comunidade quer apenas reste um bitcoin no final. É difícil conciliar que todos concordem sobre qual deles deve ser.

Nem todos estão de acordo com a idéia de uma mudança para uma nova criptomoeda com novas regras, mesmo que pareçam ser pequenas mudanças. É por isso que uma bifurcação ainda tem de ocorrer, de acordo com Lombrozo, e por que ele não acha que uma vai acontecer desta vez.

Em conclusão, ele disse:

“Qualquer um a qualquer momento pode mudar. O que as pessoas não questionam é quão fortes são os motivos para não”.

Fonte: coindesk.com
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin