Mais de 4.000 contas bancárias pertencentes a operadores de criptografia foram congeladas pelas autoridades chinesas

Mais de 4.000 contas bancárias pertencentes a operadores de criptografia foram congeladas pelas autoridades chinesas

By Harshini Nag - min. de leitura
Posto policial chinês

Polícia da província de Guangdong congela contas bancárias por suspeita de envolvimento em lavagem de dinheiro

Milhares de contas bancárias de traders de OTC que possuem criptomoedas, dinheiro e Tether (USDT) foram congeladas pela polícia na província de Guangdong na China, em uma grande ofensiva contra atividades ilícitas, incluindo lavagem de dinheiro. A publicação chinesa 8btc informou que pelo menos 4.000 dessas contas bancárias foram congeladas com a operação a partir de 4 de junho. As contas foram congeladas pelas autoridades chinesas por suspeita de conversão de ‘ganhos cinzentos’ usando mercados abertos.

A polícia chinesa intensificou os esforços para reprimir golpes relacionados a criptomoedas e jogos de azar nos últimos meses. A polícia também está recebendo treinamento sobre análise de blockchain e on-chain para poder rastrear ativos de criptografia de forma eficaz. De acordo com o 8btc, o Tether é frequentemente usado em atividades ilícitas. Os traders de balcão de criptomoedas foram acusados ​​de aceitar dinheiro de fraudadores de telecomunicações, golpistas de criptografia e outras fontes ilegais.

De acordo com a polícia da cidade de Guangzhou, o mercado USDT da província obtém seu dinheiro de fontes que não sejam apenas investidores institucionais. Por exemplo, os golpistas da Crypto criaram uma bolsa falsa de Huobi para fraudar os comerciantes e roubar seu dinheiro através de trocadores de balcão. O golpe custou aos investidores mais de 3,5 milhões de yuans (US $494.944).

Assim, o fluxo de dinheiro para o mercado de balcão permaneceu sob a alçada das autoridades. A polícia usou detalhes bancários, dados de blockchain e endereços de criptografia, juntamente com outros registros para identificar grandes blocos de transações no mercado de balcão, para rastrear as contas envolvidas. Contas de traders que deixaram de negociar meses atrás também foram congeladas, sugerem relatórios.

Sun Xiaoxiao, ex-funcionário da Bixin, empresa iniciante de carteiras de criptografia da China, alertou sobre o congelamento de sua conta por meio de um post do Weibo na semana passada. Ele afirmou que não era um caso individual e que houve um congelamento em massa das contas dos operadores de criptografia pelas autoridades chinesas. Em um post de acompanhamento, Sun afirmou que acredita que a polícia está investigando golpes de ponzi, fraudes de telecomunicações e negócios de cassinos.

“Agora também existem comerciantes de balcão que tiveram suas contas bancárias congeladas por causa de perguntas sobre a origem das moedas que compraram. Isso significa que, além de ‘dinheiro sujo’, também existem ‘moedas sujas circulando’, escreveu Sun. Ele acrescentou que, embora o Bitcoin fosse anteriormente a escolha mais popular para transferências de capital de alto risco na China, o USDT é o favorito atual.

Contas congeladas não estão necessariamente envolvidas em irregularidades e podem ser descongeladas se a inocência for comprovada e as autoridades não encontrarem evidências de comércio ilícito. No entanto, o tempo necessário para descongelar as contas também dependerá da gravidade dos casos, escreveu Sun.