Maiores exchanges de Bitcoin estão se tornando os principais alvos de ataques cibernéticos

Maiores exchanges de Bitcoin estão se tornando os principais alvos de ataques cibernéticos

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

As criptomoedas são relativamente jovens e frágeis, mas já estão sob constantes ameaças de cibercriminosos. Durante as semanas passadas houve múltiplos ataques em exchanges de bitcoins, tornando seus serviços inoperantes e os clientes incapazes de comprar, vender ou comercializar criptomoedas.

Seja por acidente ou não, esses ataques aconteceram ao mesmo tempo que o interesse dos investidores em moedas digitais disparou como um foguete. As criptomoedas estão sendo adotadas rapidamente por vários países, instituições, serviços e agências. A arrecadação de fundos através de ICO’s também está atingindo níveis recordes, e as pessoas estão começando a se perguntar se o setor de criptomoedas pode lidar com tanta atenção de uma só vez.

Quanto mais crescer, mais oportunistas vão aparecer

Especialistas em criptomoedas como Benjamin Roberts, que é CEO e co-fundador de uma empresa de uma exchange de moeda digital, a Citizen Hex, dizem que os investidores devem ter muito cuidado quanto a onde colocaram seu dinheiro. Quanto mais essas organizações crescem e chamam atenção, mais cresce o número de golpes e oportunistas tentando tirar vantagem de desavisados.

Imagem

O aumento do número de ataques às exchanges de bitcoins parece confirmar neste ponto de vista, e recentemente a Bitfinex – que é a maior exchange de Bitcoin baseada em dólares nos EUA – relatou um ataque DDoS nesta quarta-feira. O ataque estava tentando aumentar o fluxo de dados para a plataforma, de modo que o sistema acabaria paralisado.

Um ataque semelhante também aconteceu na terça-feira, mas aquele foi resolvido dentro de uma hora. Ainda assim, apesar do ataque, a bolsa afirmou que a maioria de seus usuários não seria afetada e os serviços retomariam o normal.

No entanto, esses dois ataques não foram um incidente isolado. De fato, na tarde de segunda-feira, um ataque semelhante atingiu a exchange BTC-e. O fato é que esses ataques não são realmente surpreendentes para o trader experiente, especialmente com o recente aumento no interesse nos mercados de criptomoedas.

Isso não significa que estamos livres de perigo, uma vez que o ataque cibernético pode ter um impacto bastante significativo em todo o mercado de bitcoins. Por exemplo, o preço do bitcoin é definido por um índice global com múltiplas exchanges que estão localizadas em todo o mundo. Se um deles fosse desligado, as diferenças de preços poderiam acabar mudando. Há também oportunistas que esperam que algo assim aconteça, e eles estariam prontos para explorar a situação.

Ataques propositais para controlar o mercado?

É verdade que a moeda ainda está instável, e na segunda-feira, ele também caiu aproximadamente US$ 400. Apenas um dia antes disso, atingiu US$ 3.000 pela primeira vez, e na quarta-feira, foi para US $ 2.571. Como você pode ver, cada dia é uma história diferente. Alguns usuários alegam que os hackers estão aproveitando a instabilidade do mercado para causar estragos com a potencial manipulação de preços em mente.

As exchanges de Bitcoin agora estão recebendo mais acessos do que nunca agora e estão tendo que remodelar suas estruturas para que comportem a crescente demanda global. Ao mesmo tempo, o negócio para essas startups continua crescendo. A Coinbase também abriu recentemente 25 novas vagas como resposta a esse afluxo de negócios.

É imperativo que esses serviços permaneçam funcionais durante os horários de pico porque é necessário para o crescimento do Bitcoin. Se os serviços de criptomoedas permanecerem ininterruptos durante momentos agitados, novos investidores verão que a indústria é confiável e está pronta para um maior crescimento. Esperemos que essas grandes bolsas de Bitcoin promulguem medidas preventivas para futuras vulnerabilidades e permaneçam resistentes aos ataques cibernéticos.

Via: Themerkle.com
Tradução: Guia do Bitcoin