Maduro lançara nova moeda fiat: 1.000.000 de bolívares agora valem 10

Maduro lançara nova moeda fiat: 1.000.000 de bolívares agora valem 10

By Chris Roper - 3 min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Nícolas Maduro, “presidente” da Venezuela, pretende resolver os problemas econômicos de seu pais aumentando o valor de sua moeda governamental artificialmente. O engraçado é que outro governos socialistas já fizeram isso antes e adivinha, não funcionou.

O novo “soberano bolívar” retira cinco zeros da antiga moeda, ou seja, 1 milhão em bolívares antigos serão substituídos por 10 em bolívares soberanos.

O anúncio da mudança segue a hiperinflação venezuelana que o Fundo Monetário Internacional (FMI) sinalizou estar fora de controle no início desta semana, quando projetou a inflação do país. O número surpreende, 1.000.000% até o final deste ano.

A Venezuela emitiu uma “criptomoeda” apoiada pelo Estado no início deste ano, o “Petro”, e, de acordo com Maduro, o novo bolívar soberano será “ancorado” ao Petro, mas ele não explicou como isso vai funcionar.

O petro venezuelano é teoricamente apoiada por uma parte das reservas de petróleo não desenvolvidas do país, a maior do mundo em cerca de 300 bilhões de barris. Uma criptomoeda que é apoiada por um ativo como o petróleo ou até mesmo uma moeda fiduciária como o dólar dos EUA é um token que pode ser trocado pelo ativo que o sustenta.

Segundo Coindesk, Maduro disse que a nova moeda vai “alterar a situação financeira do país” de maneira radical. Temos a visão correta de como deve ser o futuro econômico na Venezuela e, acima de tudo, vamos alcançá-lo.” Maduro prossegue dizendo que o petro “acabará sendo consolidado tecnológica e financeiramente [e eventualmente] permeando toda a atividade econômica nacional e internacional”.

Não, não sabemos o que tudo isso significa também.

Sem nada por trás do novo bolívar soberano, mas prometido por um governo que não tem credibilidade e muito pouco crédito, é difícil ver a nova moeda como algo além de um novo lote de belas fotos de heróis venezuelanos.

E é inteiramente possível que fique muito pior. A inflação na Iugoslávia atingiu uma taxa mensal de 33.000.000% e na primeira década deste século. A taxa de inflação do Zimbábue atingiu 79.600.000% e parece que a Venezuela está seguindo esse mesmo caminho, pelo menos se depender de Maduro.

Charlie Lee: BTC é “Ouro”, LTC é “Prata” e XRP são “Diamantes”

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em uma entrevista para o site chinês Jinse.com, Charlie Lee, fundador da Litecoin falou sobre sua visão sobre as criptomoedas e a comparação entre BTC, LTC e XRP, bem como as razões pelas quais ele decidiu vender seus Litecoins.

A entrevista foi conduzida enquanto Charlie participou do Asian Blockchain Summit 2018 em Taiwan. Durante algum tempo livre, o Lee reservou um momento para responder algumas das perguntas feitas pela equipe, dando algumas informações interessantes sobre o mundo das criptos.

Vender seus Litecoins foi um “alívio”

Sobre a decisão de vender seus Litecoins, Charlie disse que era um alívio. Ele o fez depois de pensar cuidadosamente nas consequências por duas semanas. No entanto, ele não se arrepende:

“Foi menos de duas semanas em consideração. Depois de vendê-lo, sinto que não há pressão … Porque na época também publiquei algumas previsões sobre o movimento do mercado de Litecoin, mas sempre me pareceu um pouco estranho”.

Desta forma, ele eliminou as acusações de opiniões preconceituosas e ganhou a possibilidade de se concentrar no desenvolvimento do Litecoin além de especular sobre o seu valor nos mercados.

O famoso desenvolvedor comentou que se ele tivesse que comparar Bitcoin (BTC) com alguma mercadoria, em sua opinião o Bitcoin (BTC) é a coisa mais próxima do ouro que existe na esfera das criptomoedas.

Sua adoção maciça e o considerável aumento de preços tornam valioso o armazenamento digital para muitas pessoas. Essa qualidade o torna perfeito para comparação precisa com o ouro, sendo o Bitcoin seu equivalente digital:

“O Bitcoin não precisa enfrentar problemas de armazenamento; Também é muito conveniente para transferir. Para mim, ele é melhor que ouro em muitos lugares. Se você está mais otimista, o valor de mercado do Bitcoin pode ser maior do que o valor de mercado de 10 trilhões do ouro”.

Litecoin (LTC) é a prata digital

O Litecoin está desvalorizado em relação ao Bitcoin que está crescendo contudo, ambas as criptomoedas, de acordo com Charlie Lee, compartilham a mesma filosofia. A diferença fundamental está nas taxas exigidas para processar um bloco e na velocidade das transações:

“O Litecoin (LTC) está sendo negociado quatro vezes mais rápido que o Bitcoin (BTC), mas o Bitcoin é mais usado. Atualmente, a base de usuários do Bitcoin e do Litecoin é relativamente próxima. Muitas pessoas usam Bitcoin e Litecoin ao mesmo tempo”

O XRP da Ripple é o Diamante Digital

Para Lee, a extrema centralização do XRP faz com que ele compartilhe características específicas com o mercado de diamantes. Primeiro de tudo, a centralização permite alguma manipulação. Charlie também comentou que Hodling Ripple é uma boa notícia para os amantes de fiat.

“A Ripple é um pouco como um diamante porque seu suprimento também é controlado artificialmente … Se você quer comprar um Ripple para um casamento, é muito valioso, haha! ”

O que você acha, acredita nos argumentos de Charlie Lee? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.