Lojistas japoneses se apressam para adotar o Bitcoin como método de pagamento

Lojistas japoneses se apressam para adotar o Bitcoin como método de pagamento

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020
Imagem: Reprodução

O Bitcoin está crescendo no Japão. Depois que os legisladores do Japão transformaram oficialmente o bitcoin em um método de pagamento legal e o deixaram isento de impostos sobre as vendas, o preço do bitcoin subiu, e a demanda subiu, representando a segunda maior economia da Ásia. Isto, é claro, não passou despercebido pelos varejistas japoneses que agora estão correndo para implementar sistemas de pagamento em bitcoin para permitir que seus clientes usem o novo método de pagamento eletrônico oficialmente reconhecido.

De acordo com a Nikkei Asia Review, dois grandes grupos varejistas japoneses logo aceitarão pagamentos bitcoin em suas lojas.

Eletrônicos de consumo varejista Bic Camera é uma parceria com troca bitcoin com sede em Tóquio bitFlyer para executar um teste para rodar o sistema de pagamento bitcoin do bitFlyer na loja da Bic Camera no popular bairro de Yurakucho, em Tóquio.

Os clientes da Bic camera poderão usar bitcoin para fazer pagamentos até 100.000 ienes (cerca de US $ 900) e receberão pontos de recompensa como se estivessem pagando em moeda fiduciária. Dependendo do resultado do teste, a Bic Camera pode introduzir bitcoin como método de pagamento em mais de suas lojas.

A segunda empresa de varejo a implementar o bitcoin como um método de pagamento é a Recruit Lifestyle, que está se associando com a exchange bitcoin baseada em Tóquio Coincheck para oferecer o bitcoin como método de pagamento em todas as lojas que adotaram o aplicativo de venda AirRegi. Os clientes que desejarem pagar com bitcoin poderão fazê-lo enviando um pagamento do smartphone, tablets ou outros dispositivos eletrônicos. Coincheck irá então converter o pagamento bitcoin em ienes e enviar os fundos para o varejista.

O aplicativo AirRegi está sendo usado atualmente em 260.000 varejistas no Japão, o que potencialmente dará aos usuários a chance de usar o bitcoin como uma moeda de transação no dia-a-dia. No entanto lojas individuais, ainda não escolheram se eles querem aceitar bitcoin como um método de pagamento.

Atualmente, existem cerca de 4.500 lojas que aceitam bitcoin como um método de pagamento. Com a nova regulamentação em vigor e duas das maiores empresas de varejo do Japão implementando pagamentos bitcoin em suas lojas, os usuários bitcoin poderão gastar seus bitcoins em mais de 260.000 locais no Japão até o final do ano.

As normas de contabilidade para moedas digitais ainda estão em desenvolvimento, de acordo com o Conselho de Normas Contábeis do Japão e devem ser anunciadas ainda este ano. No entanto, como a grande maioria dos comerciantes que aceitam bitcoin, iram imediatamente transformá-los em moeda fiduciária, não há uma necessidade urgente de mudanças no sistema de contabilidade para aceitar pagamentos em bitcoin no Japão.

É verdadeiramente um marco para o bitcoin ser reconhecido como um método de pagamento legal em uma das maiores economias do mundo. O Japão sempre esteve na vanguarda da mudança tecnológica e está demonstrando isso mais uma vez permitindo que o bitcoin se torne parte de sua economia. Será interessante ver quantos países seguiram o exemplo, uma vez que verão como o comércio japonês e sua economia estarão se beneficiando ao aceitar o bitcoin como um método do pagamento.

Fonte: btcmanager.com
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin