Loja online confunde Bitcoin com Bcash e toma prejuízo

Loja online confunde Bitcoin com Bcash e toma prejuízo

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

bitcoin-bcash-overstock

Loja online comete erro de reconhecimento de criptomoeda, jornalista que efetuou pagamentos em BCash, e solicitou reembolso que foram pagos em Bitcoin.

A empresa de vendas on-line, Overstock.com, cometeu um erro ao processar pagamentos em criptomoeda, com os quais poderia ter prejuízo caso algum cliente utilizasse a falha para cometer fraudes.

Na semana passada, a empresa de segurança bancária com sede no norte da Califórnia, a Bancsec, informou aos meios de comunicação que a Overstock.com aceitou erroneamente pagamentos em BCash, acreditando ser Bitcoin.

O jornalista Brian Krebs, responsável pela investigação, confirmou a falha ao solicitar um reembolso avaliado em USD $ 78 através da loja online, cujo pagamento foi realizado em BCash e o reembolso por parte da Overstock foi realizado em Bitcoin.

Descrevendo sua experiência um pouco, Krebs informou através de seu site :

Comprei um pacote de lâmpadas solares custando US$ 78 e, na hora de pagar, consegui fechar o pedido enviando 0,00475574 bcash em vez de 0,00475574 bitcoins.

Krebs disse que, com essa falha, ele poderia fazer uma compra de USD $ 78 apenas investindo US $ 12 em saldos de Bcash.

Conforme explicado pela Bancsec, a Overstock aprovou a transação sem problemas, mas o que foi muito mais prejudicial para a empresa foi o fato de que, ao cancelar o pedido, processou o reembolso nos saldos em Bitcoin.

É importante sabermos que cada unidade Bitcoin tem um valor superior a US $ 14.000, enquanto a BCash é cotada em torno de US $ 2.400. Assim, um cliente com más intenções poderia ter lucrado simplesmente fazendo e cancelando os pedidos repetidas vezes na plataforma Overstock, principalmente se o preço desses produtos fossem alto.

De acordo com as informações publicadas pela overstock, o código do site não mudou e que tudo foi resolvido graças a uma solução implementada pela Coinbase.

A Coinbase disse que o problema foi causado porque “o parceiro comercial usou indevidamente os mecanismos de retorno ativados na sua APP para comerciantes” e observou que nenhum outro cliente informou sobre esse problema.

Krebs disse que, antes do acontecido, ele e os representantes do Bancsec verificaram se esta mesma falha estava presente em outras lojas que operavam com a Coinbase, mas nenhum outro caso foi registrado.

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/