Litecoin: Tudo o que você precisa saber sobre o halving

Litecoin: Tudo o que você precisa saber sobre o halving

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 07 julho 2020

Em 5 de agosto, a recompensa para os mineradores que disponibilizam o poder de computação para o perfeito funcionamento da rede da criptomoeda Litecoin (LTC), será cortado pela metade. Muitos tem se perguntado se isso poderá causar uma grande valorização no preço da Litecoin? Provavelmente não. Aqui está tudo que você precisa saber.

Provavelmente em 5 de agosto, quando o bloco 1.680.000 for minerado, a recompensa de mineração cairá de 25 moedas para 12,5 moedas por bloco. Vale destacar que apenas a recompensa pela mineração será afetada, o número de blocos produzidos, permanecerá o mesmo: dois a cada cinco minutos.

O halving significa que menos Litecoins serão criadas, impactando diretamente na oferta e demanda da criptomoeda, isso significa que: menos moedas é igual maior valor por moeda. Teoricamente, uma menor oferta de moedas no mercado deve aumentar o preço, e buscando confirmação no passado, isso raramente aconteceu.

Vale lembrar que o último halving da Litecoin se deu em 25 de agosto de 2015, no bloco 840.000. Um mês antes, o preço da Litecoin havia subido 350%. Mas grande parte da valorização foram eliminadas no momento em que a redução nas recompensas foi confirmada. Depois disso, o preço ficou andando de lado por meses.

Provavelmente isso pode acontecer mais uma vez. Desde janeiro, o preço do Litecoin cresceu 450%, de US$ 31 para US$ 141, claro que parte dessa alta não se deu apenas pela expectativa do halving mas pela valorização que se deu em todo o mercado de criptomoedas. Mas vale destacar que o preço ja caiu cerca de 40%. Isso demonstra que qualquer valorização no preço da Litecoin como resultado da proximidade do halving já passou.

Lee fundador da Litecoin recentemente numa entrevista disse que: “Em termos de preço, o período que antecede o halving tende a ter grande valorização, porque todos se preparam desde o início”.

Porém para Lee, que vendeu todas as suas Litecoins na maior alta de todos os tempos em 2017, isso realmente não importa.

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: