Lisk lança seu roadmap completo de desenvolvimento

Lisk lança seu roadmap completo de desenvolvimento

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

O projeto de multi-plataforma blockchain Lisk acaba de lançar seu roadmap de desenvolvimento, que cobrirá cinco marcos que a equipe vai construir ao longo dos próximos anos.

Roadmap da Lisk revela 5 etapas-chave do projeto

O projeto Lisk, com sede em Berlim (Lisk.io) tem vindo a fazer ondas dentro da comunidade criptomoeda por ser um possível rival do projeto Ethereum. Lisk é uma plataforma blockchain pública criada por Max Kordek e Olivier Beddows que busca criar um ambiente de aplicações descentralizadas contruído em torno de sua contabilidade distribuída.

Na semana passada, a equipe de desenvolvimento revelou seu roteiro e projeto para o protocolo Lisk e a comunidade. A tecnologia é tecnicamente um garfo da plataforma Crypti e pretende ser a primeira criptomoeda modular bem sucedida.

lisk-roadmapCom Lisk, cada projeto participante se baseia em sua própria cadeia lateral com cada cadeia que está sendo protegido por 101 masternodes que são escolhidos pelos designers de aplicações. Paralelamente, o sistema usa um mecanismo “delegated-proof-of-stake (DPoS)”, dentro de sua rede.

O roteiro atual separa o desenvolvimento em fases distintas, que incluem: Início, Resiliência, Expansão, Subida, e Eternidade. As várias metas não têm prazos ou prazos esperados de cada implementação, são mais um marco a longo prazo. Oliver Beddows, Lisk CTO, explica:

Os planos de dados se destinam a ser de longo prazo, e estimamos que eles vão demorar pelo menos alguns anos. Devido à natureza dinâmica de desenvolvimento de software, nós não queremos para prever quaisquer datas ou prazos a partir de agora. Também deve-se notar, marcos dentro de uma fase pode ser trabalhado em paralelo, e uma vez que estabelecer a velocidade de desenvolvimento através de um ciclo de lançamento constante, estaremos em posição de dar prazos mais precisos.

Quando a ICO do LSK levantou cerca de US$ 5,8 milhões de dólares, foi a segunda maior crowdfund relacionados com criptomoeda, no momento até que foi ultrapassado pelo Waves e o DAO, com seu crowdsale recorde.

O projeto Lisk começou ganhando força depois que ficou na MainNet em 24 de maio, e quando exchanges populares começaram a apoiar seu token nativo. Atualmente, a Lisk tem aproximadamente uma capitalização de mercado de US$ 25.000.000 e um token LSK atualmente vale cerca de 25 centavos no momento da escrita.

Lisk diz que o projeto está em sua fase inicial, onde os desenvolvedores estão focados em estabilizar o projeto e construção de suas ferramentas de desenvolvimento. Uma vez completo, a equipe vai mover a fase “Inception” (Iniciação) e começar a criar aplicações baseados na blockchain. A fase “Resiliência” incidirá sobre a criação de um app SDK modular, um servidor, um mecanismo de controle de versão do aplicativo, um painel de aplicativos e um mercado delegado.

O CEO e fundador, Max Kordek, explica:

A Resiliência é definitivamente a maior fase de todas, com um total de seis marcos principais, e destina-se a definir Lisk como algo além de qualquer outra criptomoeda no mercado.

Empresa & Governança prontos

lisk-expansao-criptomoeda

O resto das fases como a Expansão, Ascenção, e Eternidade vão dar ao projeto a sua forma final. Isso inclui a normalização, os contratos inteligentes, o desenvolvimento independente de plataforma, em seguida, preparados para se tornar uma empresa pronta. Até o início da fase de subida, a equipe espera que a plataforma possa estar pronta para suportar aplicações financeiras institucionais. No entanto, para realizar esta fase, a Lisk vai prosseguir a otimização, segurança, atualização e escalabilidade.

Finalmente, como todas as fases acima são concluídas pela equipe de desenvolvimento e da comunidade, o projeto, em seguida, passará para a fase “Eternidade” e se concentrará inteiramente na governança. Desenvolvedores irão introduzir um mecanismo de votação e incentivar a “participação ativa da Comunidade Lisk nas atividades do ecossistema.”

Confira o roadmap completo, clicando aqui.