Lightning Labs lança versão desktop oficial de seu app

Lightning Labs lança versão desktop oficial de seu app

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

A Lightning Labs, uma das maiores companhias responsáveis pela tecnologia de escalabilidade “Lightning”, lançou oficialmente o seu primeiro aplicativo para desktop na blockchain do Bitcoin.

Anterior, o app do desktop funcionava na testnet do Bitcoin. A testnet, como o nome já indica, é uma rede de teste que usa “bitcoins falsos” como combustível para executar os programasse para testar transações. Essa é a primeira vez que o aplicativo vai funcionar na mainet, o que quer dizer que os usuários podem usar o app para mandar e receber dinheiro de verdade. Notavelmente, o aplicativo é “não custodial”, o que significa que os usuários tem controle total de suas criptomoedas.

Com autoria dos desenvolvedores da Lightning Labs, Tankred Hase e Valentine Wallace, o post no blog oficial anunciando o lançamento do app explica:

“Por trás desse lançamento está o completo compromisso de escalar os princípios que construíram o Bitcoin: privacidade, segurança e autodeterminação. Para isso, precisamos ir além de soluções custodiais e entregar uma excelente experiência de usuário para todos.”

Outros aplicativos já funcionavam de forma “real”, como a Bluewallet, Zap e Zeus. Porém, a Lightning Labs, criada pelos criadores da Lightning Network, é a maior companhia a lançar um aplicativo na mainnet até o momento.

O app funciona nas principais plataformas sendo elas: MacOS, Windows e Linux.

Os desenvolvedores ressaltaram que, apesar do aplicativo ter sido lançado na mainnet, ele ainda é focado em “usuários avançados” que querem testar ou ajudar a construir a tecnologia. Ainda há um risco de perder dinheiro em transações, já que a tecnologia ainda não está completa.

A outra parte importante do anúncio que é por “baixo do capo”, o aplicativo incorpora o Neutrino, que é um “light client” que permite que os usuários baixem muito menos informação da blockchain para poder verificar as transações.

Veja também: Binance lança plataforma DEX e realiza swap de BNB