Libra: Políticos americanos pedem ao Facebook para suspender nova criptomoeda

Libra: Políticos americanos pedem ao Facebook para suspender nova criptomoeda

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O político americano, Maxine Waters, atual presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, disse que o Facebook deve suspender o desenvolvimento da criptomoeda Libra, até que o Congresso e os reguladores possam rever a questão, ele também pediu aos executivos da empresa que prestem depoimento sobre o projeto no Congresso americano.

“O Facebook tem dados sobre bilhões de pessoas e tem mostrado repetidamente um desrespeito pela proteção e pelo uso cuidadoso desses dados”, disse ela em um comunicado. “Com o anúncio de que planeja criar uma criptomoeda, o Facebook continua sua expansão descontrolada e amplia seu alcance sobre as vidas de seus usuários”.

O deputado Patrick McHenry, do partido republicano, também pediu uma audiência sobre o novo projeto do Facebook. Um representante do Facebook disse que a empresa pretende responder às perguntas dos legisladores.

O anúncio do Facebook foi recebido com reação imediata dos legisladores dos EUA e reguladores em todo o mundo, que temem que o Facebook já seja muito grande e não possa garantir a privacidade dos usuários.

“O Facebook já é muito grande e muito poderoso, e usou esse poder para explorar os dados dos usuários sem proteger sua privacidade. Não podemos permitir que o Facebook gere uma nova criptomoeda de uma conta bancária na Suíça, sem supervisão”, disse o senador Sherrod Brown, o principal democrata no Comitê Bancário do Senado.

O senador americano Mark Warner, um democrata da Virgínia que também participa do Comitê Bancário do Senado, expressou preocupação de que através da criptomoeda Libra, o Facebook esteja usando seu tamanho nas redes sociais para alcançar dominância no setor de pagamentos móveis.

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, pediu mais regulamentação para as empresas de tecnologia.

“Este instrumento de transações permitirá que o Facebook colete milhões e milhões de dados, o que fortalece minha convicção de que existe a necessidade de regulamentar os gigantes digitais”, disse ele em uma entrevista na rádio Europe 1.

Mas o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, disse que tinha uma “mente aberta” sobre a potencial utilidade do produto, enquanto avisava que poderia enfrentar uma regulamentação rígida.

Uma fonte reguladora norte-americana informada sobre o assunto disse que o Facebook estava em comunicação com os reguladores dos EUA, mas acrescentou que ainda não está claro como a moeda seria estruturada e se estaria sujeita diretamente a quaisquer regimes regulatórios dos EUA.

Markus Ferber, um político alemão do Parlamento Europeu, disse em um comunicado que a nova moeda do Facebook deve colocar “os reguladores em alerta máximo” e pediu à Comissão Européia que comece a trabalhar no marco regulatório das moedas virtuais.

Fonte

Clique aqui para ler: Altcoin desconhecida é responsável por engarrafar rede Ethereum

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: