Lei quer facilitar desenvolvimento de criptos nos EUA

Lei quer facilitar desenvolvimento de criptos nos EUA

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

De acordo com um artigo da CNBC escrito por Kate Rooney, repórter especializada na bolsa de valores, dois congressistas norte-americanos estão preparando uma proposta bipartidária para excluir as criptomoedas das leis de segurança do país. Caso isso se confirme e a proposta seja aprovada, podemos ter uma revitalização do criptomercado no próximo ano.

A proposta, chamada de “Ato de Taxonomia de Tokens”, vai ser apresentada para os congressistas nos primeiros meses de 2019 e tem como principal objetivo facilitar o crescimento das criptomoedas nos EUA. A proposta foi criada por Warren Davidson e Darren Soto.

Se a proposta for aceita e se tornar lei, ela vai facilitar as ICOs (Initial Coin Offering) e tokens em relação às exigências SEC (Securites and Exchange Comissions), o que vai revitalizar o mercado de ICOs no mercado local.

O congressista Warren Davidson disse em um comunicado oficial que, assim como foi no começo da internet, quando leis foram feitas para proteger a rede contra a ultra regularização e até censura, é preciso que os legisladores de hoje em dia também se preocupem com a regularização extrema dos tokens.

“No começo da internet, o Congresso aprovou diversas legislações para garantir a certeza de que haveria uma resistência à tentação de regulamentar demais o mercado. O nosso objetivo é alcançar uma vitória similar para a economia da América e para a liderança dos EUA no espaço de inovações”.

Aparentemente a proposta foi influenciada por diversas reuniões com mais de 50 líderes da indústria e experts como Andresssen Horowitz, Fidelity e Nasdaq e a Câmara de Comércio dos EUA. Essa será a primeira tentativa de congressistas norte-americanos de aliviar a pressão nos projetos de criptomoedas.

A SEC conta com muitas definições de segurança que foram criadas a mais de 70 anos atrás. Isso quer dizer que elas não estão nem ao menos preparadas o conceito do que é um ativo digital. E os dois congressistas querem justamente excluir essa nova economia de leis tão antigas.

Infelizmente essa não é uma tarefa fácil, já que o governo se preocupa com a proteção dos consumidores. A queda vertiginosa do Bitcoin durante o ano não ajudou muito a trazer confiança para congressistas.

Veja também: 2019 vai ser um bom ano para instituições e criptos, diz presidente da Coinbase